segunda-feira, 5 de março de 2018

Jurassic Park - Filme

Eu fico muito triste quando abro meu livro didático e não encontro o capítulo que faz menção aos dinossauros. É um absurdo que um assunto tão fascinante não esteja ao alcance dos alunos. Então, faço uso de fotos e conto como foi a passagem dos dinos pelo planeta há mais de 165 milhões de anos.

Também recomendo a trilogia original "Jurassic Park" dos anos 1990 e a nova de 2015 que é maravilhosa também. E para entender o que acontece vamos relembrar o filme de 1993. Já o livro eu confesso que não gostei e passados mais de 20 anos ainda prefiro os filmes.

"Jurassic Park é um filme americano de ficção científica e aventura dirigido por Steven Spielberg e baseado no livro homônimo escrito por Michael Crichton (Devoradores de Mortos e O Enigma de Andrômeda).

Antes mesmo do livro de Crichton ser publicado, muitos estúdios tentaram adquirir os direitos de imagem. Spielberg, juntamente com a Universal Studios, adquiriu-os por US$ 1.500.000 antes da publicação em 1990, e Crichton recebeu um adicional de US$ 500.000 para adaptar o romance para as telas. David Koepp escreveu o roteiro final, que deixou de fora grande parte da exposição do romance e violência e fez numerosas mudanças nos personagens.
As filmagens ocorreram na Califórnia e no Havaí. O filme foi aclamado como um marco na indústria de efeitos especiais, que no filme, foram produzidos pela Industrial Light & Magic, com efeitos criados através de computação gráfica, e pela Stan Winston Studios, com efeitos produzidos através de animatrônica. A reconstituição virtual dos dinossauros, para que “contracenassem” com os atores em carne e osso, levou a um estrondoso sucesso de bilheteria, o que apenas confirmou o fascínio que essas criaturas extintas exercem sobre a imaginação das pessoas.

 É difícil definir um clássico, muitos levam em conta o tempo, o legado cinematográfico, e o seu impacto artístico na época. Jurassic Park se enquadra perfeitamente nesses critérios, mas muito mais que um clássico o longa consegue transcender gerações, estamos falando de um filme que mesmo assistido nos dias atuais ainda é um ótimo entretenimento familiar, com emoção e uma bela mensagem.

A trama acompanha o paleontólogo Alan Grant (Sam Neil) e a paleobotânica Ellie Sattler (Laura Dern) que são convidados a realizar uma visita ao novo parque de John Hammond (Richard Attenborough), a fim de averiguarem a estrutura de segurança para que finalmente ele seja aberto ao público. Junto deles também entram o advogado Donald Gennaro (Martin Ferrero), o matemático Ian Malcolm (Jeff Goldblum) e por insistência de John, o grupo também carrega seus netos, Tim (Joseph Mazzello) e Lex Murphy (Ariana Richards). O passeio começa bem até que os sistemas do parque são desligados e os programadores perdem o controle dos acontecimentos acarretando em uma catástrofe que coloca todos em perigo."

Nenhum comentário:

Postar um comentário