domingo, 2 de outubro de 2016

As Bruxas de Salém, O Filme

Pela primeira vez no Liceu Cuiabano, iremos realizar uma aula interdisciplinar sobre o Halloween, Dia das Bruxas no Brasil, com os alunos dos 1º anos do período Matutino. 
O objetivo principal da aula é conhecer as origens dessa festa cultural e tradicional que existe há mais de 4.000 anos nos países de influencia da Civilização Celta. 

Através das pesquisas bibliográficas também pretendemos que os alunos entendam como a Igreja Católica durante a Idade Média, séc. V ao XV, e início da Idade Moderna, séc. XV ao XVIII, mandou para as fogueiras via Tribunal do Santo Ofício ou Inquisição, milhares de mulheres acusadas de serem  bruxas justamente por "serem uma Eva" ou "toda mulher é uma bruxa e deve morrer na fogueira para se purificar".

Finalmente, que nossos alunos descubram que a festa do Samhain Celta não tem nada a ver com a festa do Halloween que foi introduzido nos Estados Unidos por imigrantes irlandeses, em 1840. Os vínculos com a tradição celta, e mesmo com a religiosidade incutida pela Igreja foram se perdendo com o passar dos anos.

Em 1484 foi lançado o livro "Malleus Maleficarum"  , pelos inquisidores Heinrich Kraemer e James Sprenger, livro este que inicialmente foi prontamente recusado pelo bispo que o encomendou, tendo seus dois autores sido posteriormente excomungados por continuarem publicando-o. 

Com 28 edições esse volumoso manual define as práticas consideradas demoníacas. Ele se torna uma espécie de bíblia da caça às bruxas e vai ter grande influência do outro lado do Atlântico séculos depois sobre as comunidades puritanas nos Estados Unidos, tendo sido utilizado no famoso caso das bruxas de Salém.

O FILME

"AS BRUXAS DE SALÉM é uma obra cinematográfica crítica, intrigante e repleta de suspense protagonizada pelo vencedor de um Prêmio da Academia, Daniel Day-Lewis (O Meu Pé Esquerdo, 1989) e a duas vezes nomeada para Prêmio da Academia Winona Ryder (A Idade da Inocência, 1993 e Mulherzinhas, 1994).

Juntos e com excelentes interpretações de todo o restante elenco, esta é a poderosa história de paixão, ciúme, paranóia, traição e o demônio trazido para a vida neste filme repleto de emoções fortes. 

Baseado numa das grandes peças do século vinte, As Bruxas de Salém tem lugar em 1692 no estado de Massachusetts. Numa pequena comunidade puritana onde a vida é dedicada ao serviço a Deus, algumas raparigas adolescentes são encontradas nos bosques e acusadas de fazerem o trabalho de "demônio". Enquanto o tempo passa a vila vai testemunhando mais atos de bruxaria. Uma a uma as vítimas dessa histeria em massa vêm as suas vidas e as suas famílias completamente destruídas."(mag.sapo.pt)

Nenhum comentário:

Postar um comentário