terça-feira, 11 de outubro de 2016

Divisão do Estado de Mato Grosso em 1977

Hoje, faz 39 anos da divisão do Estado de Mato Grosso e em plena Ditadura Militar muitos pensaram que o Norte desapareceria... Pelo contrário, hoje somos o maior produtor de grãos e gado bovino do Brasil.

"A primeira tentativa de se criar um novo estado ocorreu, de forma esdrúxula, em 1892, por iniciativa de alguns revolucionários.
Em 1932, foi criada a Liga Sul - Matogrossense, propugnada pela autonomia do sul, em 1934 e 1946, foram encaminhados abaixo- assinados aos constituintes federais, solicitando a criação do novo estado.
 

Na década de 40, O Campograndense (jornal dirigido, na época, por Paulo Coelho Machado) desencadeou uma campanha ostensiva pela divisão do Estado; foi fechado sem maiores explicações, pelo interventor federal Júlio Muller.

Em 1974, o governo federal, pela Lei Complementar nº 20, estabeleceu a legislação básica para a criação de novos estados e territórios; reacendeu-se a campanha pela autonomia, em 1976 a Liga Sul - Matogrossense, presidida por Paulo Coelho Machado, liderou a campanha, contando com a oposição do então governador, José Garcia Neto.

Por que criar o Estado do Mato Grosso do Sul?

O presidente Geisel, em seu discurso por ocasião da assinatura da lei complementar, afirmou: " Foi preocupação do meu governo abri o caminho no sentido de uma melhor divisão territorial do país. Considero isso uma necessidade. Necessidade decorrente, em primeiro lugar, da disposição geográfica, decorrente também do desenvolvimento do país e sobretudo da ocupação, da utilização de novas áreas que até agora jazem apenas em estado potencial. Mas decorrente igualmente de uma necessidade de ordem política, tendo em vista um melhor equilíbrio da federação nos dias de amanhã."

No discurso da instalação do novo estado, o presidente Geisel justificou: " O Brasil vem ocupando, de forma ordenado, os espaços vazios do centro- Oeste e da Amazônia. Esse processo, de avanço gradual da fronteira produtiva, gerando novas riquezas criando, expandindo e consolidando cidades, vai favorecendo o progresso de regiões, que adquirem pouco a pouco, uma identidade própria, características peculiares, centros dinâmicos, polarizadores e irradiadores de desenvolvimento"
 

Mais adiante, no discurso, ele reconhecia " Mato Grosso do Sul com vocação extraordinária para o desenvolvimento agropecuário e agroindustrial e dos efeitos dinamizadores propiciados pela vizinhança com os estados do Paraná e de São Paulo.
 

O grande Mato Grosso na verdade apresentava diferenças geográficas, históricas, administrativas e culturais. Era o do Norte e do Sul.
O sul era formado basicamente pelo planalto da serra de Maracajú ( terra, topografia e clima propício à agricultura) e pelas planícies da Vacaria e do rio Paraguai e do rio Paraguai (principalmente o Pantanal), excelentes para a pecuária. O norte é mais plano e mais bacia amazônica, bem diferente do sul, principalmente no clima.

O norte foi povoado, durante os primeiros séculos de ocupação, por aventureiros em busca de riquezas, sem maior interesse no povoamento, tanto que, com o decréscimo da produção do ouro, a população diminuiu. O sul baseou-se na pecuária extensiva, que fixou o homem à terra, beneficiado ainda pela chegada de numerosas levas de imigrantes determinados a fazer riqueza com a pecuária e com a agricultura.

O norte possui tradição cultural mais sólida, mais homogênea. O sul como foi povoado recentemente não possui identidade cultural tão forte, ao contrário, nela se misturam manifestações das mais diversas origens, destacando-se atualmente os paraguaios e os rio-grandense.

Por fim, quando acelerou a criação de Mato Grosso do Sul, o presidente Geisel considerava o desmembramento o meio mais adequado para acelerar o desenvolvimento econômico e social de ambos os estados, o sul com excelentes condições para tornar-se grande produtor de grãos e de carne, o norte, com condições para o rápido povoamento e ocupação dos grandes vazios ( o que se verificou).

A criação
 

No dia 11 de outubro de 1977, o presidente Geisel criou o estado do Mato grosso do Sul através de lei complementar nº31, com capital em Campo Grande.

A instalação
 

No dia 1º de janeiro de 1979, ocorreu a sessão solene de instalação do novo Estado, presente o presidente da república Ernesto Geisel, ministros, desembargadores e numerosas autoridades civis, militares e eclesiásticas.

Tomaram posse o governador, Hanry Amorim Costa, nomeado pelo presidente; dezoito deputados constituintes eleitos através de eleição convocada previamente que foi realizada no dia 15 de novembro do ano anterior."

Consulta: Hildebrando Campestrini - Acyr Vaz Guimarães 1991

Nenhum comentário:

Postar um comentário