domingo, 16 de outubro de 2016

Led Zeppelin e o Senhor dos Anéis

Todo mundo já ouviu os acordes do Led Zeppelin,  uma banda que marcou sua história na década de 70, formada por Jimmy Page na guitarra , Robert Plant (Mais conhecido como Roberto Planta) nos vocais, John Paul Jones, baixo e teclado, e Jonh Bonham na bateria, é reconhecido como um dos progenitores do Hard Rock e do Heavy Metal

E por incrível que pareça tem gente que desconhece a estreita relação da música criada pela banda e o livro O Senhor dos Anéis. Do casamento da boa música com a excelente literatura surgiu obras- prima do rock inglês.
"Algumas canções da banda inglesa Led Zeppelin, que marcou a história do rock durante os anos 70, são inspiradas no romance O Senhor dos Anéis, do escritor inglês John Ronald Reuel Tolkien.

Para entender a relação entre o Led Zeppelin e o fantástico universo de Tolkien é preciso voltar a meados da década de 60, quando o movimento hippie – que pregava o lema “paz e amor” e questionava vários costumes vigentes – teve contato com os livros do escritor e ajudou a divulgá-los. 

“Em 1965, a editora Ace Books publicou uma edição pirata de O Senhor dos Anéis, que virou mania entre os universitários americanos.

Graças à temática pacifista e até ambientalista do enredo, os hippies se identificaram com o livro”, afirma o jornalista Reinaldo José Lopes, editor do site Valinor, especializado na obra de Tolkien. Há também a lenda de que a chamada pipeweed (“erva de cachimbo”) citada no romance seria uma analogia à maconha. Tolkien deixou claro que a erva era simplesmente uma variedade de tabaco, mas essa analogia também ajudou a popularizar os textos entre os hippies. 

Formado em 1968, no auge desse movimento de contracultura, o Led Zeppelin acabou influenciado pela obra, a ponto de usar, em algumas letras, referências a personagens e situações do livro.
 Letras reveladoras Canções do grupo de rock fazem referências ao romance de Tolkien

 Misty Mountain Hop

 (Então, eu estou arrumando minhas malas para a Montanha Enevoada)
 (Aonde os espíritos vão neste momento)
 (Sobre as colinas onde os espíritos voam)

Uma das referências mais conhecidas do grupo à saga de O Senhor dos Anéis está nesse trecho de “Misty Mountain Hop”. No mundo criado por Tolkien, a Montanha Enevoada separa o Leste do Oeste na chamada Terra-Média.

 Ramble On

 (Nas profundezas mais sombrias de Mordor)
 (Conheci uma garota tão justa)
 (Mas Gollum, o malvado, rastejou acima)
 (E escapuliu com ela)
Esse trecho da música pode ter duas interpretações: seria uma referência à estada de Frodo (um dos heróis da história) em Valfenda ou sua passagem por Lothlórien, duas regiões citadas no romance. Mordor é uma terra governada por Sauron, o Senhor do Escuro, uma espécie de força maligna. Gollum é outro personagem do livro e foi um dos guardiães do anel mágico."(Revista Mundo Estranho).

Nenhum comentário:

Postar um comentário