sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Jovens Cientistas no Brasil

 No Brasil há deficiência de jovens cientistas, talvez pelo fato de não gostarem das Ciências Exatas, mas de vez em quando somos surpreendidos com alguns prêmios nessa Área. 

E quem sabe algum dia ainda teremos um ex aluno do Liceu Cuiabano laureado com um Prêmio importante no Brasil ou no Exterior. Já temos professores de Matemática, Física, Química e Biologia, mas Cientistas estamos aguardando...
 

"Projetos feitos por estudantes brasileiros estão entre os premiados na Intel ISEF (Internacional Science and Engineering Fair ou, em português, Feira Internacional de Ciência e Engenharia), evento ocorrido entre os dias 8 e 13 de maio de 2016, em Phoenix, no Estado norte-americano do Arizona.


No total, 12 projetos realizados por brasileiros estão entre os laureados. Além disso, sete projetos foram reconhecidos pela Organização dos Estados Americanos (OEA) como os melhores das Américas.


O jovem Luiz Fernando Borges, 17 anos, do Instituto Federal do Mato Grosso do Sul, foi um dos destaques e alcançou o primeiro lugar na categoria engenharia biomédica. Ele ainda venceu outros dois prêmios.
 
O projeto de Luiz Fernando é ambicioso. Ele criou um software que transforma sinais elétricos musculares do corpo de uma pessoa amputada e os envia à prótese para que um braço robótico se 
movimente."(educacao.uol.com.br)

Em julho de 2016 o Brasil foi surpreendido com mais um prêmio na Área das Ciências...

"Com 15 e 18 anos respectivamente, João Gabriel Stefani e Letícia Pereira já podem dizer que são cientistas premiados. A dupla venceu a etapa da América Latina da Google Science Fair, competição da empresa que premia jovens cientistas por projetos inovadores na área de ciência e tecnologia, com um projeto que pode levar água potável para regiões carentes.

Os estudantes concluíram que a semente de moringa oleífera poderia ser usada para filtrar água contaminada com o objetivo de remover as impurezas do líquido e deixá-lo potável. O objetivo seria utilizar a planta como uma alternativa mais acessível para recuperação de água poluída por produtos químicos, algo bastante comum em diversos locais do Brasil."(olhardigital.uol.com.br)

Também em Mato Grosso existem jovens cientistas como ...

"Kemilly Barros Virissimo, estudante de Barra do Garças, é uma das finalistas do Prêmio Impacto na Comunidade, criado pela Google Science Fair, e pode ganhar ajuda de custo (US$ 1000) e um ano de consultoria do Google para desenvolver seu projeto. A ideia inovadora é criar um material substituto para as bandejas de supermercado, usando o talo de buriti.

 A ideia da estudante surgiu quando estava em um supermercado de sua cidade, e notou como os alimentos produzem muito lixo por causa da bandeijinha. Com a ajuda de seu professor Marcio Batista de Andrade, ela desenvolveu o projeto e se inscreveu. O Buriti, uma planta multiuso, é utilizado por comunidades ribeirinhas para fabricar diversos produtos, já que as folhas da palmeira produzem uma fibra resistente usada em cestos e outros recipientes biodegradáveis."(www.olhardireto.com.br)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário