domingo, 23 de outubro de 2016

Bandas de Heavy Metal e o Senhor dos Anéis

É maravilhoso saber que o Mestre Tolkien influenciou a Contracultura nos anos 1960 e nos anos posteriores a música também. E quem gosta do Heavy Metal deve saber o quanto isso é importante em tempo de tecnologia digital.

"Uma das bandas que deixa mais claro o seu interesse pelas histórias de Tolkien, são os alemães do BLIND GUARDIAN, que já gravaram muitas músicas baseadas nos seus livros e um disco conceitual baseado na obra "O Silmarillion". 

O disco "Nightfall in Middle-Earth", sexto álbum de estúdio da banda, relata em detalhes a história do livro de Tolkien. Com todo o contexto do disco baseado no livro, é impossível não se impressionar com a riqueza de detalhes que as músicas trazem, fazendo você se sentir um personagem da história. 

O livro é um apanhado de materiais escritos por Tolkien sobre a criação do mundo que envolve a história de "O senhor dos Anéis", lançado postumamente por um de seus filhos. Algumas das principais músicas do disco são "Into the Storm", "Nightfall", "The Curse of Fëanor", "Mirror, Mirror" e "Time Stands Still (At the Iron Hill)".
 
O renomado ex-tecladista do YES, Rick Wakeman, compôs a épica "The Shire", baseada especificamente no Condado, local onde viviam os Hobbits. A música é instrumental, mas deixa bem clara sua proposta, nos transportando para as colinas verdes do Condado sem nenhuma dificuldade.
Os britânicos do GENESIS também tem sua citação à obra de Tolkien, na 'viajante' "Stagnation", que cita diretamente à Golum no trecho "And will I wait forever beside the silent mirror. And fish for bitter minnows. Amongst the weeds and slimy waters" (Em português "E eu vou esperar para sempre ao lado do espelho silencioso. Pescando peixes ariscos. Entre ervas daninhas e águas viscosas").
O NIGHTWISH tem sua música na direção oposta de Varg, abordando os Elfos como tema de "Elvenpath". O Symphonic Metal da banda cai como uma luva na bela letra que relata várias passagens dos elfos na história de Tolkien, além de citar vários personagens de diversos temas da fantasia em geral."



Nenhum comentário:

Postar um comentário