sábado, 22 de outubro de 2016

Jovens Bruxas - Filme

Em alguns países onde a Civilização Celta deixou sua influencia cultural, o mês de Outubro é todo dedicado a Deusa e ao Deus consorte. 
Atualizando minhas leituras sobre filmes que marcaram minha geração deparei- me com a notícia de que o filme de 1996, Jovens Bruxas dará continuidade a história das bruxas 20 anos depois. E para quem nunca assistiu recomendo...

"Produzido em 1996, o filme Jovens Bruxas é erroneamente confundido como um marco para adolescentes que querem entrar no campo da bruxaria. Começa com três jovens de um colégio suburbano de Los Angeles tentando formar um pequeno coven bruxo. Somente com a chegada de Sarah (Robin Tunney), uma bruxa de nascença, é que conseguem que o círculo seja completo. A partir daí, elas viram amigas e fazem seus pedidos para o Grande Espírito, Manon. Porém, sua falta de experiência dentro da magia vai levar as quatro meninas em apuros e aventuras terríveis.

O filme é baseado na bruxaria wicca. De fato, a consultoria ficou por parte de Pat Devin, uma sacerdotisa Diânica, membro do Coven Ashesh Hekat e também relações públicas do Covenant of the Goddess, no sul da California.

 É mostrado durante o filme, duas invocações, tanto no bosque como na praia. De fato, os wiccans procuram fazer seus rituais o mais perto possível da Natureza.

A Lei Tripla: os wiccans acreditam na Lei do "Três vezes Três", que se constitui em: "tudo que você fizer de bom ou de ruim, volta três vezes para você". Isso é dito pela dona da loja esotérica, Lírio e está muito bem mostrado no filme.

 O Ritual da Praia: as meninas invocam as Quatro Torres e seus respectivos Guardiões. Realmente existe esse rito dentro da, Magia Enochiana de John Dee. Há também indicações deste tipo de invocação na chamada Tradição dos Selos de Salomão, porém esta não é confirmada, mas também pode ser usado por wiccans que não seguem essa tradição.

Curiosidades
  
No ritual da praia são usados verdadeiras invocações wiccans (sempre com a assistência de Pat Devin). De fato, a cena foi rodada à meia-noite.

Quando Nancy (Fairuza Balk) tenta invocar o Grande Espírito Manon, vários morcegos sobrevoaram o círculo, apagando as velas e deixando a produção assustada.

Nas palavras do diretor: "quando tentávamos rodar a cena da praia, as ondas do mar ficavam mais intensas e chegaram a assustar as atrizes. No exato momento quando o personagem de Fairuza (Nancy), diz: "Manon me completa", caiu a luz e a cena teve que ser feita novamente. Foi algo muito estranho".

Depois do lançamento do filme, a entidade fictícia "Manon", constava nas listas de deidades pagãs. Pat Devin disse: "Nunca subestime a influência espiritual de Hollywood".

As atrizes realmente se interessaram a aprender sobre Wicca depois de falar com Pat Devin: "Somente Robin Tunney (Sarah) era a única que nunca tinha ouvido falar sobre a religião Wiccan. Rachel True (Rochelle), já tinha lido "A Dança Espiral", de Starhawk, Neve Campbell (Bonnie), pesquisou sobre o tema e Fairuza Balk (Nancy) tinha, curiosamente, descendências pagãs. 

Após o término do filme, Fairuza comprou a Panpipes, uma loja com acessórios wiccans em Hollywood. Obviamente ela não atende na loja, mas é a dona. No último dia da cena da praia, uma das atrizes me pediu para dedicá-la no Caminho da Deusa. Passeamos pela praia à noite, longe das luzes e a apresentei para os Quatro Elementos e para a Deusa. Para o nome bruxo, ela escolheu um que lhe indiquei, dizendo que seu eu tivesse uma filha, seria aquele".(www.mortesubitainc.org/)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário