quarta-feira, 11 de abril de 2018

As Invenções criadas por Brasileiros

Muitos brasileiros já tiveram ideias que mudaram a história do mundo. Foram invenções que saíram de cabeças de pessoas bem inteligentes e estudiosas. Afinal, para criar algo importante é preciso ter dedicação e pesquisar nos lugares certos.

Algumas dessas invenções já estão obsoletas ou desapareceram, mas dá um orgulho enorme saber que foram criadas aqui... Eu irei postar algumas, entretanto, o número de inventos patenteados é grande.


"1. O mineiro Nélio Nicolai, inventor do Bina

A invenção do identificador de chamadas, também conhecido como Bina, veio diretamente de Belo Horizonte, em Minas Gerais, e surgiu no ano de 1977. Mas o inventor dessa maravilha, que nos permite escolher quem vamos atender ou ignorar, suou muito a camisa para conseguir ganhar o reconhecimento oficial por sua criação.

Nélio Nicolai, hoje com 72 anos, teve que encarar 20 anos de batalhas judiciais até que, em setembro de 2012, conseguiu a exclusividade da patente. As operadoras de telefonia tentaram a todo custo tirar esse direito dele, mas a justiça finalmente reconheceu seus méritos e direitos sobre a invenção. De acordo com Nélio, nos Estados Unidos existem 65 milhões de Binas fixos.

 
2. Painel Eletrônico

O painel utilizado para mostrar o número da camisa dos jogadores que serão substituídos em uma partida de futebol também foi uma invenção brasileira. Em 1996, o cearense Carlos Eduardo Lamboglia patenteou a invenção que dois anos depois iria estrear na Copa do Mundo. Hoje o item está presente em todas as partidas do esporte.

3. Urna Eletrônica

Em 1989, um juiz eleitoral do estado de Santa Catarina, chamado Carlos Prudêncio, se juntou ao seu irmão, um empresário da área de informática, para criar o que seria o primeiro terminal de votação por computador. No mesmo ano ele foi instalado em caráter experimental, na cidade de Brusque, em Santa Catarina. Seis anos depois, em 1995, o país experimentou a primeira eleição totalmente informatizada da história, também em SC.

Hoje o Brasil é o país responsável pela maior eleição informatizada do mundo e, consequentemente, com apuração mais rápida.

 
4. Walkman

O inventor do avô do iPod, o walkman, na verdade nasceu na Alemanha, em 1945, mas se mudou para o Brasil aos seis anos de idade. Em 1972, Andreas Pavel criou e montou seu próprio toca-fitas portátil e o patenteou.

Sete anos mais tarde, em 1979, a Sony lançou seu grande sucesso de vendas, o Walkman. Quase 30 anos depois, em 2004, Pavel fechou um acordo milionário com a empresa a respeito dos direitos sobre a invenção. Os valores exatos não foram divulgados até hoje.

5. Orelhão

O protetor de telefones públicos foi invenção da designer Chu Ming Silveira, que nasceu na China, mas foi naturalizada brasileira. Na época, 1970, ela chefiava a seção de projetos do Departamento de Engenharia da Companhia Telefônica Brasileira. Atualmente, a invenção de Chu Ming pode ser encontrada em países da América Latina, como Peru, Colômbia, Paraguai, e também em países da África, como Angola, e até mesmo na China."(https://canaltech.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário