segunda-feira, 2 de abril de 2018

O Dinossauro de Uberaba

Uberaba é conhecida como a terra dos dinossauros. Das 24 espécies existentes, três são de lá. E ainda há mais outras três em estudos. Em breve, poderemos ter seis espécies diferentes", começou assim a conversa com o geólogo Luiz Carlos Ribeiro, que está animado com a descoberta de mais um fóssil da espécie Uberabatitan ribeiroi.
 

Cada descoberta realizada no Brasil nos deixa animados, afinal, nosso país também foi rota dos famosos dinos. E ainda bem que temos muitos pesquisadores para nos trazer essas descobertas que mesmo não estando nos livros didáticos estão na web e nos museus para as visitas.

"Se você acompanha as novidades da área da Paleontologia, é muito provável que já tenha ouvido falar de Peirópolis. O pequeno distrito rural de Uberaba, município localizado no Triângulo mineiro, é conhecido por ser um dos maiores e mais importantes sítios paleontológicos da América do Sul. Nos últimos anos, várias descobertas de fósseis atraíram pesquisadores e curiosos ao local. A mais recente delas está relacionada a um dos maiores dinossauros brasileiros, o Uberabatitan ribeiroi.

O fóssil foi encontrado por um grupo de estudantes de Geologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que realizava estudos específicos no local conhecido como Serra da Galga. Devido às condições climáticas, foi necessário esperar cerca de 20 dias para o resgate. Segundo o professor, o que revelou o achado foram as primeiras chuvas, que lavaram a rocha em seu entorno e fizeram o fóssil aparecer.

“A rocha é muito arenosa e friável (“esfarelenta”) o que nos ajudou a retirar o exemplar sem muito esforço. Não houve a necessidade de engessamento do fóssil, ele foi resgatado com uma pequena quantidade de rocha que estava por baixo do exemplar, que foi endurecida com cola adesiva rápida para dar mais rigidez à base e não colocá-lo em risco durante o transporte do topo da encosta até o veículo e deste até o laboratório de preparação do Centro Price”, relata.

O Uberabatitan ribeiroi viveu no fim do período Cretáceo, entre 70 e 65 milhões de anos. Ele pertence ao grupo dos titanossauros, animais que se caracterizavam por ter pescoços e caudas longos, crânios pequenos, patas colunares como as de um elefante e dieta herbívora. A espécie podia atingir de 25 a 26 metros de comprimento da ponta da cauda ao focinho, 3,5 metros de altura e 12 a 16 toneladas de peso. Suas proporções explicam o nome: Uberabatitan significa “o gigante de Uberaba”. Já ribeiroi é uma homenagem a Luiz Carlos Borges Ribeiro, pelos trabalhos ligados à educação e pesquisa.


 O geólogo da Universidade Federal do Triângulo Mineiro contou que o fêmur encontrado tem cerca de 85 cm, mas estava partido na altura do joelho. Ele acredita que o osso poderia chega a 1,10 m. "O fóssil encontrado pertence a um indívíduo de médio porte, que poderia medir até 12 metros de altura; indivíduos dessa espécie podem chegar a 25 metros de altura", contou.

O primeiro fóssil da espécie Uberabatitan ribeiroi, que pertence à família do titanossauro (herbívoro), foi descoberto em 2004 pelo geólogo Luiz Carlos. Ele acredita que no local viveu, há 70 milhões de anos, uma família de três ou quatro dinossauros dessa espécie.


Desde o primeiro achado, a equipe encontrou outros exemplares, que ajudaram a montar o histórico da vida desses animais na região. Registros que podem ser conferidos no Museu do Dinossauro"(minasfazciencia.com.br)
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário