segunda-feira, 9 de abril de 2018

Ex presidente da Coreia do Sul vai para Cadeia

 Nos países onde realmente a justiça funciona os cidadãos devem se orgulhar. No último dia 6/4, a ex-presidente da Coreia do Sul foi condenada a 24 anos de prisão.

Quando ela foi presa em 2017 sem foro privilegiado, foi detida e ficou presa por um ano até o anúncio da sentença. Ela ficou numa cela de 6(seis) metros quadrados, tinha que lavar seu prato e talheres, dormia num colchão e a TV era controlada. E saiu do tribunal algemada como mostra a foto acima.

Ela alegou inocência e os seus advogados dizem que vão recorrer, mas é bastante improvável que ela deixe a prisão. Seu pai foi ditador de 1961 até 1979 quando foi assassinado.


A ex-presidente terá sua própria cela, de pouco mais de 6 metros quadrados, onde receberá três comidas ao dia (cada uma delas avaliada em pouco mais de um euro) e no local tem um colchão, mesa, cadeira, televisor, lavabo e vaso sa... - Veja mais em https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/efe/2017/03/31/acusada-de-corrupcao-ex-presidente-da-coreia-do-sul-passa-primeiro-dia-presa.htm?cmpid=copiaecola
A ex-presidente terá sua própria cela, de pouco mais de 6 metros quadrados, onde receberá três comidas ao dia (cada uma delas avaliada em pouco mais de um euro) e no local tem um colchão, mesa, cadeira, televisor, lavabo e vaso sa... - Veja mais em https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/efe/2017/03/31/acusada-de-corrupcao-ex-presidente-da-coreia-do-sul-passa-primeiro-dia-presa.htm?cmpid=copiaecola "A ex-presidente sul-coreana, Park Geun-hye,   foi condenada nesta sexta-feira a 24 anos de prisão por um escândalo de corrupção, ponto final da dramática queda da primeira mulher eleita chefe de Estado na Coreia do Sul.  A sentença acaba com mais de dez meses de julgamento, no qual Park foi considerada culpada em várias acusações, entre elas abuso de poder e corrupção.
"Park foi destituída e detida em março de 2017 em função de uma série de suspeitas que revelaram as relações ilícitas entre o poder político e os grandes conglomerados. O juiz Kim Se-yoon afirmou que Park forçou as empresas sul-coreanas a pagar dezenas de milhões de wones (moeda sul-coreana) a duas fundações controladas por sua confidente e amiga íntima de quarenta anos Choi Soon-sil em troca de favores políticos.

“A acusada usou de maneira ilegal sua autoridade presidencial a pedido de Choi para obrigar as empresas a dar dinheiro para suas fundações”, afirmou o magistrado. “As empresa foram obrigadas a dar somas importantes de dinheiro e a acusada deixou Choi controlar as fundações quando não tinha direito de fazê-la”, acrescentou.

Os enormes conglomerados sul-coranos (‘chaebols’), em mãos de importantes famílias e com estruturas muito complexas são o motor da economia do país. Grupos como Samsung e Hyundai tiveram um papel crucial no “milagre econômico” dos anos 1960 e 1970, que transformou um país destruído pela guerra.

A filha mais velha do ditador militar Park Chung-hee chegou ao cargo de presidente apresentando-se como “incorruptível filha da nação”. Ela cresceu no Palácio Presidencial, onde seu pai dirigiu o país de 1961 até seu assassinato, em 1979. Durante décadas foi considerada como a “princesa” política do país."(https://veja.abril.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário