sábado, 14 de abril de 2018

Dia Mundial do Café

O café é uma paixão nacional ou não. Eu particularmente não tomo pela manhã, apenas durante o intervalo das aulas lá no Liceu. Em casa, gosto de tomar com leite ou cappuccino tradicional. Entretanto, tem pessoas que são viciadas e não conseguem ficar sem tomar uma xícara ou mais ao longo do dia.

Durante o outono - inverno é delicioso um café quente acompanhado de biscoitos, torradas ou qualquer outro tipo de lanche. Então, que tal apreciar uma xícara hoje?

 "O mundo inteiro comemora no dia 14 de abril um de seus produtos preferidos: o café. Conhecido por pingado, média, carioca, curto, expresso, cappuccino, de acordo com as formas de preparo ou combinação com outros ingredientes, o café é consumido por nove entre dez brasileiros acima de 15 anos, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic).

O uso da bebida teve origem em Kaffa, na Abissínia, hoje Etiópia, quando um pastor chamado Kaldi observou que as suas cabras ficavam mais espertas e saltitantes ao comer as folhas e os frutos do cafeeiro. Ele experimentou os frutos e se sentiu mais alegre e com maior vivacidade. 


Um monge da região, informado sobre o fato, começou a utilizar a infusão de frutos para resistir ao sono enquanto orava. O café foi torrado pela primeira vez na Pérsia. A planta chegou ao Brasil em 1727, pelo sargento-mor Francisco de Mello Palheta.

Atualmente, o Brasil é o maior produtor mundial do grão e o segundo maior consumidor, perdendo apenas para os Estados Unidos. A produção está distribuída pelos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Paraná, Rondônia e Bahia.

Hoje em dia, os brasileiros são responsáveis pelo consumo anual de 20 milhões de sacas de café, o que equivale a 173 bilhões de xícaras. O volume de café torrado e moído exportado tem diminuído com o passar dos anos, e um dos principais motivos é o surgimento dos cafés blends, que misturam diferentes tipos de café."


Nenhum comentário:

Postar um comentário