segunda-feira, 23 de abril de 2018

Encontrado Submarino Alemão na Dinamarca

É interessante quando o mundo recebe alguma informação sobre a 2ª Guerra Mundial e agora foi a vez de um submarino alemão ser encontrado.

"O último submarino alemão afundado em batalha na Segunda Guerra Mundial foi localizado no Mar do Norte, perto da cidade de Skagen, na costa da Noruega. A embarcação, considerada a mais moderna no mundo na época, poderia estar em uso por oficiais nazistas que tentavam fugir da Europa após a derrota da Alemanha.

O U-3523 fazia parte da chamada Série XXI e tinha autonomia para atravessar o oceano Atlântico e chegar à América do Sul, se necessário.

Os pesquisadores ainda não sabem, no entanto, quem estava dentro do submarino em sua última viagem, nem qual seria o destino.
A descoberta foi feita pelo Museu de Guerra Marítima de Jutland, na Dinamarca, que nos últimos anos vem mapeando o fundo do Mar do Norte e já localizou centenas de embarcações naufragadas, entre elas nove submarinos alemães e três britânicos.

"Esse era um submarino de guerra muito especial. Foi o mais moderno que os alemães construíram durante a guerra. Era muito moderno e estava à frente de seu tempo. Somente dois dos 118 que foram encomendados pelo comando nazista entraram em serviço", contou o diretor do museu de Jutland, Gert Normann Andersen, à agência de notícias Ritzau, da Dinamarca.

O U-3523 tinha seis tubos de lançamento de torpedos, mas seu principal equipamento eram os motores: dois a diesel, dois elétricos sem silenciamento e dois elétricos e silenciosos. Com esses últimos, o submarino podia percorrer mais de 600 quilômetros enquanto estava submerso, sem ser detectado por sonares.

A embarcação tinha 76,7 metros de comprimento e, graças aos propulsores, conseguia uma velocidade máxima de 15,5 nós (28,9 km/h) na superfície e 17,2 nós (31,9 km/h) quando estava debaixo d'água.
O U-3523 foi afundado no dia 6 de maio de 1945, atingido por um avião bombardeiro britânico L-24. No dia anterior, os Aliados liberaram a Dinamarca do domínio nazista. A rendição da Alemanha foi assinada em 8 de maio, encerrando a guerra na Europa.

Segundo Andersen, os restos do submarino foram encontrados em uma posição 'estranha', com a frente da embarcação enterrada em um banco de areia, num ângulo de 120 graus.

O museu afirmou que, pelo menos por enquanto, não existem planos para retirar a embarcação naufragada, que está 123 metros abaixo da superfície, de dentro do Mar do Norte."(ttps://noticias.r7.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário