sexta-feira, 20 de abril de 2018

O Túmulo dos Vagalumes - Anime

Anime nunca foi para criança, diferente dos desenhos animados norte-americanos que todos crescemos assistindo. Eu assisti na netflix "o túmulo dos vagalumes" e me emocionei bastante, afinal é sobre o ataque americano ao Japão durante a 2ª Guerra Mundial. 

A animação é o ponto alto. Mesmo sendo um filme de 1988, o visual beira à perfeição, tamanho é o detalhismo dos cenários e das personagens. Não há uma única cena de computação gráfica. Tudo é desenhado à mão, o que torna o filme ainda mais impressionante.

Mesmo tendo passado mais de 30(trinta) anos o anime ainda nos faz questionar: os Estados Unidos precisava ter lançado duas bombas atômicas sobre o Japção? Não bastava uma só? E depois ainda são eles quem proporciona os cuidados médicos para a população arrasada...

"O filme – inspirado no livro semi-autobiográfico de Akiyuki Nosaka – retrata algo bastante comum no cinema, mas não tanto em animações: A Segunda Guerra Mudial. O início do filme parece, a primeira vista, estranho e confuso, mas é explicado ao longo da triste história dos dois irmãos Seita (mais velho) e a pequena Setsuko que nos emociona com cada olhar.

O pai dos dois está em guerra, a mãe é quem cuida deles mas, por conta dos bombardeios, acaba falecendo logo no início da história. Sendo assim, os meninos acabam indo para a casa de sua tia que, na verdade, não mostra nenhum tipo de afeto por Seita, principalmente.

Com o avanço da Guerra, tudo começou a ficar precário, principalmente os alimentos e a água. Logo, o menino teve de vender pertences de sua mãe para conseguir ajudar nas despesas da casa e, mesmo assim, não adiantou, as grosserias de sua tia culminaram na saída dos irmãos daquela casa. Sem rumo algum, encontraram um esconderijo para se abrigar das chuvas e dos perigos maiores.

Sem dinheiro para os alimentos, Seita faz de tudo para não deixar sua irmã passando fome, mas está cada vez mais difícil. Setsuko começa a ficar doente e extremamente desnutrida com o passar dos dias."(https://www.cantodosclassicos.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário