sexta-feira, 23 de março de 2012

A Árvore de Minha Infância - Flamboyant

"A Delonix regia (anteriormente, Poinciana regia Boj.), também conhecida por flor-do-paraíso, pau-rosa, flamboyant, flamboiaiã, flamboaiã e acácia-rubra, é uma árvore da família das leguminosas (Fabaceae). É nativa da ilha de Madagáscar e da África tropical.

 Adaptou-se muito bem em toda a América tropical, sendo muito popularizada nas ilhas do Caribe. No Brasil, é usada na arborização de ruas e praças.

Na praça da Igreja Boa Morte existia  ou existe um flamboyant; que eu desenhava toda vez que a professora de educação artistíca pedia. Mesmo quando eu fui trabalhar no interior de Mato Grosso ele continuava presente, pois em frente de minha casa tinha uma árvore enorme. E hoje, moro no bairro Village Flamboyante e por incrível que pareça algumas árvores do bairo foram plantadas a pedido de meu falecido pai.

 Suas folhas são caducifólias, medem em média 30 a 60 cm de comprimento, são pecioladas (haste) e revestidas por pelos finos e curtos, recompostas com folíolos pequenos medindo de 1 a 1,5 cm de comprimento e caducos (decíduos).

 A sua copa tem um formato largo (oblongo) e seu crescimento é relativamente rápido. Suas flores são majestosas e de cor vermelha-alaranjada ou amarelas. Cada flor possui 5 pétalas, sendo uma delas maior, com face superior rajada de vermelho ou laranjando sobre um fundo branco com bordas avermelhas, e 5 sépalas.

 A época de floração é de outubro a dezembro. O seu fruto é do tipo vagem, conhecido também como legume. De coloração castanho-escura, possui tamanho avantajado e permanece na árvore por mais de seis meses. A semente é dura, alongada, com 1,70 cm de comprimento em média (nunca mais de 2 cm) e sua coloração é castanho-clara."


Nenhum comentário:

Postar um comentário