segunda-feira, 5 de março de 2012

Campo D'Ourique e a Memória das Touradas em Cuiabá

"A população cuiabana não perdia, a Praça de Touro que primeiramente era no Jardim Alencastro, depois transferindo-se para o Jardim Ipiranga e em 1876 para o Campo d' Ourique, ou Praça do Alegre, hoje Praça Moreira Cabral.

As touradas foram trazidas para Mato Grosso pelos portugueses logo após a elevação de Cuiabá a condição de vila em 1727, compondo com outras atividades o calendário de festas profanas e religiosas da Vila do Senhor Bom Jesus de Cuiabá, ocorriam no fechamento da Festa do Senhor Divino, estendiam-se durante três e as vezes quatro tardes.

Nas Touradas cuiabanas, não se podia matar o touro, diferente das Touradas Espanholas, que os toureiros matam-os com uma espada.

 Aconteciam dentro de uma arena que era construída muitos dias antes, era muito ampla, possuía a forma retangular, contornando a Praça, onde as manifestações ocorriam, as arquibancadas ou camarotes eram montados em meio ao espaço verde do Campo d'Ourique, com a colaboração das famílias empenhadas em fazer do seu o mais elegante, e, do evento, dia inesquecível.

Por falta de empresas que incumbisse de tal trabalho, toda a montagem da “praça de touros” era partilhada. Mesas e cadeiras, emprestadas de residências e bares, ocupavam  os enormes alpendres de madeira erguidos a uns 2 metros do chão.

Antes de começar, havia um desfile de toureiros, e após, a banda de música tocava o hino do Divino.

Dentro da arena ficavam apenas o toureador (figura máxima do espetáculo) e o jacuba (espécie de secretário do toureador), que percorria à cavalo, junto a assistência, oferecendo as sortes a quem se interessasse em comprá-las, as sortes eram as manobras executadas pelo toureador, para enganar o touro ou para cravar-lhe o ferrão.

 Feito isso jacuba recolhia o dinheiro. O fornecimento dos bois utilizados no espetáculos era garantido pela criação de gado que se desenvolveu na região.

 A última Tourada ocorreu em 1929 quando a sociedade protetora de animais, interferiu para impedir, que esse evento continuasse em vigência, alegando maus tratos aos touros."

                                                 Praça Ipiranga

Nenhum comentário:

Postar um comentário