sábado, 31 de março de 2012

Piratas - O Terror dos 7 Mares

 "O primeiro a usar o termo pirata para descrever aqueles que pilhavam os navios e cidades costeiras foi Homero, na Grécia antiga, na sua Odisseia. Os piratas são aqueles que pilham no mar  por conta própria, embora hoje em dia este termo já seja aplicado a qualquer pessoa que viola alguma coisa (como por exemplo os piratas do ar ou os piratas informáticos).

 Primeiramente a pirataria marítima foi praticada por gregos   que roubavam mercadores fenícios e assírios  desde pelo menos 735 a.C. A pirataria continuou a causar problemas, atingindo proporções alarmantes no século I d.C., quando uma frota de mil navios pirata atacou e destruiu uma frota romana  e pilhou aldeias no sul da Turquia. 
  Do fim do séc. XVI até o séc. XVIII,   o Mar do Caribe   era um terreno de caça para piratas que atacavam primeiramente os navios espanhóis,   mas posteriormente aqueles de todas as nações com colônias e postos avançados de comércio   na área. Os grandes tesouros de ouro e prata que a Espanha começou a enviar do Novo Mundo   para a Europa logo chamaram atenção destes piratas.

O auge, os piratas controlavam cidades insulares   que eram paraísos para recrutar tripulações, vender mercadorias capturadas, consertar navios e gastar o que saqueavam. Várias nações faziam vista grossa à pirataria, desde que seus próprios navios não fossem atacados. Quando a colonização do Caribe  tornou-se mais efetiva e a região se tornou economicamente   mais importante, os piratas gradualmente desapareceram, após terem sido caçados por navios de guerra e suas bases terem sido tomadas."
                                                Edward Teach "Barba Negra"

Piratas Famosos                             
Sir Francis Drake (corsário)
Henry Morgan (corsário e bucaneiro)
Mary Read (pirata)
Anne Bonny
Bartholomew Roberts

Nenhum comentário:

Postar um comentário