sexta-feira, 30 de março de 2012

Palácio Alencastro


" O Palácio Alencastro, originalmente denominado Palácio Presidencial, foi adquirido em 1819 pelo Brigadeiro Jerônimo Joaquim Nunes e pelo nono e último Capitão-General da Capitania de Mato Grosso, Francisco de Paula Magessi Tavares.

 O edifício localizado no largo da Cavalhadas, hoje Praça Alencastro, no Centro Histórico de Cuiabá, passou por várias reformas e ampliações, servindo de moradia aos presidentes e governadores do Estado desde o Império até o início da República em Mato Grosso.

Em 1940 o interventor Julio Strubing Muller assinou um Decreto, alterando o nome de “Palácio da Presidência do Estado em Cuiabá” para “Palácio Alencastro”.


 Em 1960, o velho solar do antigo Palácio Alencastro foi demolido dando espaço para um edifício com sete andares, a atual Prefeitura Municipal de Cuiabá.

Desde então o acervo foi transferido para a Residência Oficial dos Governadores de Mato Grosso, que durante 45 anos (de 1939 até 1984) abrigou 14 dirigentes do Estado e seus familiares. Tombada em 1984 pela Fundação Cultural de Mato Grosso, a Residência passou a integrar o Patrimônio Histórico e Artístico Estadual."

Nenhum comentário:

Postar um comentário