sexta-feira, 23 de março de 2012

SESC ARSENAL - Mais que um Centro Cultural

"Remonta ao "Real Trem de Guerra", criado em 1818  por Carta Régia de João VI de Portugal,  que se constituía em um estabelecimento militar para o fabrico, reparo e depósito de armamento na então Província do Mato Grosso.

 As obras para a construção do edifício foram iniciadas em 1819,   no governo do 9º e último Capitão General do Mato Grosso, Francisco de Paula Magessi Tavares de Carvalho,  estando concluídas em 1832,  quando foi inaugurado. No ano anterior, por determinação do governo regencial,  havia sido criado o "Arsenal de Guerra da Província de Mato Grosso"(15 de novembro de 1831).

O edifício foi posteriormente ampliado e remodelado. Os varandões dos flancos foram construídos em 1848.  

Em 1872, possuía oficinas de construções e reparos, fornos de fundição, com carpinteiros, funileiros, ferreiros, entre outros.

A construção do edifício empregou técnicas construtivas e materiais da região reproduzindo o estilo neoclássico,   nos moldes franco-lusitanos que caracterizavam, em maioria, as construções oficiais da então capital do Império, a cidade do Rio de Janeiro.  

Os espaços internos são protegidos por um avarandado ininterrupto. As insígnias da militares encontram-se representadas nos frisos, em relevos simétricos, destacados das superfícies lisas para atender à sobriedade que qualifica o estilo, observado na composição da fachada principal. As cores ocre para as áreas planas e branco para os relevos acentuam a composição e tornam ainda mais expressiva a linearidade clássica.

 Atualmente em bom estado de conservação, encontra-se tombado pela Portaria nº 63/83, publicada em Diário Oficial em 9 de janeiro de 1984,   constituindo o Espaço Cultural SESC na cidade."







Nenhum comentário:

Postar um comentário