quarta-feira, 21 de março de 2012

Dunga Rodrigues - Uma Artista Completa

"No dia 15 de julho de 1908, nasceu em Cuiabá Maria Benedita Deschamps Rodrigues. 'Dunga', como ficou conhecida, tornou-se professora, musicista, historiadora e escritora. 

 Era sinônimo de cultura e foi uma das mulheres que mais se destacaram em Mato Grosso no século passado. Seus livros lhe renderam uma cadeira na Academia Mato-grossense de Letras, local que à época era freqüentado majoritariamente por homens. Ela ocupou por muitos anos a cadeira número 39 da Academia.

 Dunga Rodrigues deu aulas de francês e, principalmente, de música. Promoveu recitais, formou muitos músicos na capital e escreveu diversos livros sobre a cultura e história de Cuiabá e Mato Grosso. 

Também foi membro do Instituto Histórico e Geográfico do Estado, do Centro de Música Brasileira do Estado de São Paulo e integrou a Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra.

 Os livros publicados por Dunga Rodrigues: Reminiscência de Cuiabá (1969); Lendas de Mato Grosso (1977); Os Vizinhos (1977); Marphysa (1981); Cuiabá: Roteiro de Lendas (1984); Uma aventura em Mato Grosso (1984); Memória Musical de Cuiabá (1985); Cuiabá ao longo de cem anos (1994); Movimento musical em Cuiabá (2000); Colcha de Retalhos (2000).

 Ela morreu no Dia de Reis, 6 de janeiro, de 2002. Estava em Santos (SP) onde se recuperava de problemas cardíacos que a levaram a ser internada dias antes. Dunga chegou a receber alta e passou a ser acompanhada pela família, mas o quadro dela se agravou e Maria Deschamps Rodrigues morreu. O corpo dela foi cremado em Santos e as cinzas trazidas para Cuiabá, onde foram enterradas. Caso ainda estivesse viva, Dunga completaria 100 anos em julho de 2008."




Nenhum comentário:

Postar um comentário