domingo, 25 de março de 2012

Palácio da Instrução

"Localizado em frente à Praça da República, pequena porção da cidade onde primeiro se concentraram os grandes poderes – religioso, político e militar – o prédio de estilo Neoclássico chama a atenção de quem passa pelo Centro de Cuiabá.
No período Imperial o espaço era ocupado pelo 21º Batalhão de Infantaria. Em meados de 1889, quando da Proclamação da República, deu lugar ao 8º Batalhão.


Segundo Maria José Couto Valle, Gerente de Inventário e Tombamento da Secretaria de Estado de Cultura, conta-se que no mesmo espaço havia duas pequenas casas e em uma delas teria nascido o Presidente da República Eurico Gaspar Dutra, em 1883. Ele foi o décimo sexto Presidente do Brasil, o único oriundo de Mato Grosso."

Em 1908, o coronel Pedro Celestino Correa da Costa assume o governo de Mato Grosso e trata seriamente das finanças do Estado. Ele também reorganizou a instrução pública e mandou construir o Palácio da Instrução.

Rubens de Mendonça diz em História de Mato Grosso que "Pedro Celestino remodelou o ensino primário, o qual fora moldado pelos métodos seguidos pelo Estado de São Paulo. Criou dois grupos Escolares, entregando as suas respectivas direções a jovens educadores paulistas, conhecedores de pedagogia, que, por indicação do governo do Estado de São Paulo, vieram contratados para Mato Grosso: professores Leovegildo Martins de Melo, seu primeiro Diretor, Gustavo Kuhulman e João Briene de Camargo, profissionais de reconhecida capacidade".

A pedra fundamental para construir o Palácio da Instrução foi lançada no dia 11 de maio de 1911, na administração do então presidente do Estado Pedro Celestino Correa da Costa, e sua inauguração ocorreu no governo de Joaquim Augusto da Costa Marques a 15 de agosto de 1914.

O Palácio da Instrução foi construído para sede da Escola Normal (hoje magistério) e a Escola Modelo e mais tarde funcionou o Liceu Cuiabano.

O prédio obedece a construção da época, com alicerces em pedra canga e cristal, paredes de adobes, com larguras que se aproximam dos 80 cm.

Leila B. de Lacerda, na obra “Patrimônio Cultural de Cuiabá – Preservação e História”, ressalta os detalhes arquitetônicos da obra, primeira a usar muitos tipos de materiais no Estado. As janelas – 88 no total – receberam vidros de fabricação Belga, gravados com o brasão de Mato Grosso, colocados após 1918.
  
A jornalista do Diário de Cuiabá Mirim Botelho diz que "com projeto do Engenheiro João da Costa Marques, e firma Magalhães & Melo teve início a obra. Porém, no governo Costa Marque (1911 a 1915) – o projeto sofreu alteração.

O prédio foi edificado em alvenaria e pedra canga, em estilo neoclássico. Construído em terreno isolado a fachada principal voltada para praça da República com área coberta de 1286 metros quadrados sendo o terreno todo de 4.757 metros quadrados, a fachada principal com 54 metros e a fachada lateral com 27 metros. Pé direito de 13 metros de altura levando-se ao centro um frontão a 16 metros com o Brasão da República e a data de sua construção 1913. 

O local possuía 27 salas destinadas às necessidades escolares, quatro gabinetes sanitários, toaletes, vestíbulo e um vasto e espaçoso salão. No centro do edifício como que o dividindo em partes iguais encontra-se o Salão Nobre, e o acesso ao andar superior feito por uma ampla escadaria. As janelas com duas folhas de almofadas e duas de vidro, ao todo 88, com detalhe especial: os vidros foram fabricados na Bélgica, e traziam gravados o Brasão de Armas de Mato Grosso. (Dados históricos fornecido pelo livro História do ensino em Mato Grosso, de Marcílio Humberto, e Revista do Arquivo Público de Mato Grosso)."

O majestoso Palácio da Instrução cumpriu sua função de educandário por 57 anos, em outubro de 1971, passou a ser ocupado pelas secretarias de : Segurança Pública e Interior e Justiça.

Em 1975, com a criação da Fundação Cultural, foi escolhido como o espaço mais adequado para abrigar a produção cultural do Estado.
                                        No interior do Palácio

Nenhum comentário:

Postar um comentário