domingo, 25 de março de 2012

Thesouro do Estado - Museu de História de Mato Grosso

"Originalmente construído para abrigar as Repartições de Obras Públicas, Terras e Minas, teve sua construção iniciada em 28 de dezembro de 1896, no governo de Dr. Antonio Correa da Costa, então presidente do Estado de Mato Grosso.

A obra foi edificada pelo Sr. Giuliano Capriata, segundo contraro firmado com o governo do Estado no valor de 61.590,110(sessenta e um contos, quinhentos e noventa mil e cento e dez réis), dada como concluída a 23 de junho de 1898, dez meses após o prazo estabelecido no contrto, já no governo do Coronel Antonio Cesário de Figueiredo.

O edifício segue uma rígida distribuição dos artefatos estéticos e construtivos onde valorizam-se os frontões proporcionando uma simetria total entre suas fachadas, suas bases são assentadas em pedras canga lavrada, suas alvenarias em tijolos de barro queimado, com o piso em mazelas.

O Museu Histórico de Mato Grosso tem mais de nove mil peças no acervo, divididas em oito salas temáticas.

Há fotografias, vestuários, peças antigas de mobiliário e documentos sobre a Guerra do Paraguai e a viagem do marechal Rondon.

 Entre as curiosidades do acervo estão a primeira Constituição de Mato Grosso, datada de 1881, e a capa do jornal local A Gazeta exibindo a manchete sobre a Proclamação da República. Com um detalhe: a notícia foi dada com um mês de atraso, pois as novidades demoravam a chegar em Cuiabá.

O Museu Histórico de Mato Grosso abre de terça a sexta, das 8h às 18 h; aos sábados, das 9h às 12h e das 14 às 17h. Mais informações pelo telefone (65) 3613-9222."

Nenhum comentário:

Postar um comentário