quarta-feira, 14 de março de 2012

Pequi - Uma Delicia Cuiabana!

Pequi faz parte da culinária cuiabana


Diário de Cuiabá

"O pequi é um fruto nativo do cerrado brasileiro e incorporado à culinária mato-grossense. Dele se extraí um azeite denominado azeite de pequi. Também se produz o licor, bastante apreciado na região e uma bebida que tornou cartão postal da cidade e souvenir muito procurado por turistas e para presentes.

Os frutos do pequizeiro são também consumidos cozidos, puros ou misturados ao arroz ou ao frango. Seu caroço é dotado de muitos espinhos e há necessidade de muito cuidado ao roer o fruto, evitando cravar nele os dentes, o que pode causar sérios ferimentos nas gengivas e na língua. O sabor e o aroma dos frutos são muito marcantes e peculiares. Para muitos, exótico.

Um dos símbolos da culinária cuiabana, o pequi, árvore da família das cariocáceas, pode também ser encontrado em outras regiões do país, como Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí e Bahia.

Em Mato Grosso, a frutificação ocorre entre os meses de novembro e fevereiro. 



Dada sua grande importância para os cuiabanos, o pequi pode ser conservado tanto em essência quanto em conserva e degustado das mais variadas formas: cozido, no arroz, no frango, com macarrão, com peixe, com carnes, no leite e na forma de um dos mais apreciados licores cuiabanos.

COMO DEGUSTAR - Comer pequi exige muito cuidado e técnica, pois sua polpa macia e saborosa recobre uma camada de terríveis espinhos, que, se mordidos fincam-se na língua e no céu da boca, provocando dores. O sabor, contudo, compensa o risco. Risco este que deixa de existir quando assimilada a técnica de degustação, que é de fácil aprendizado e exige apenas cuidado.
(MM) "














Nenhum comentário:

Postar um comentário