quinta-feira, 15 de março de 2012

Turismo em Chapada dos Guimarães





Casa de Pedra





 O rio Sete de Setembro forma uma caverna de arenito chamada Casa de Pedra que já serviu como cenário de abertura para uma novela da TV Globo e compõe uma seqüência de cachoeiras chamada de Caminho das Águas. Entre as cachoeiras, estão as do Sonrisal, da Andorinha e do Pulo. Acesso por trilha (12km).


 Caverna Aroe Jari e Lagoa Azul
 
Considerada uma das maiores cavernas de arenito do Brasil, com aproximadamente 1.400m de comprimento, a caverna Aroe Jari tem suas visitas controladas pelo IPECA, uma ONG da Chapada, que desenvolve um projeto de educação ambiental.
Em seu interior existem diversas cachoeiras além da Lagoa Azul, uma piscina natural de água azul cristalina que se reflete nas paredes.
 
O homem pré-histórico deixou muitos vestígios de sua passagem pela caverna, preservados nos locais abrigados de erosão. Com certeza, os Bororós e Caiapós, habitantes da Chapada, utilizaram-na como pernoite durante suas caçadas ou quando saíam à procura de ervas medicinais, abundantes na área. Quando a caminho de Cuiabá, os tropeiros utilizaram-na como pouso e garimpeiros, parece que se instalaram nela quando andaram por lá a procura de ouro e diamantes.
Acesso pela estrada para Campo Verde (41km de estrada de terra) mais trilha de 1h a pé.

















A Salgadeira
 
O córrego da Salgadeira, um dos antigos caminhos de tropeiros, fica na parte baixa dos contrafortes da Chapada.

 Nesse trecho, pouso das tropas que demandavam do sul, os viajantes charqueavam a carne do gado abatido, abastecendo as mulas de carga, para retomar a caminhada. 

Como para fazer o charque, a carne é exposta ao sol para secar, depois de bem salgada, o lugar ficou com o nome de Salgadeira.
 

No local há um complexo turístico com camping, restaurantes e a Cachoeira Salgadeira. Acesso pela MT-251 para Cuiabá (21km).




Nenhum comentário:

Postar um comentário