quarta-feira, 21 de março de 2012

Casa Cuiabana - Um local onde rola Cultura

"A casa de pura construção colonial, construção do final do séc. XVIII, apresenta fachada principal (Rua Gen. Valle) com uma porta e cinco janelas, e mais outras cinco na lateral direita na Travessa Frei Ambrósio.

Todas as janelas traziam gelosias na sua metade inferior e caxilho de vidro em sua parte superior: este tipo de janela era usada na residência mais rica da época, apesar da sua proibição no Rio de Janeiro em 1806, Cuiabá conservou e subsistem ainda alguns casarões com janelas de rótulas ou gelosias.

Esquina em cunhal, possuía ao alto, mão francesa de maneira, com dispositivo para segurar lampião em que a iluminação pública se fazia com azeite e pavio. Do beiral em "cachorro" sobressaem as bocas de telhas coloniais.

Cofortável e espaçosa varanda era atingida após um corredor de aproximadamente dois metros de largura e que dava acesso aos quartos, sala de visitas e capela. Além destes cômodos há um salão de estar(sala nobre), cozinha e despensa, totalizando 09(nove) peças mais os corredores.

Construções em taipa e adobe, sobre alicerces em pedra canga.

O seu imenso quintal, abrangia uma área com pomar de frondosas árvores frutíferas, possuindo ainda um belo poço de pedra canga."



Nenhum comentário:

Postar um comentário