sexta-feira, 16 de março de 2012

Passagem da Conceição - Calma e Tranquila

Construída com adobe, a Capela apresenta características do final do século 19 com um estilo Colonial e apresenta molduras simples. O salão de festa foi construído em data mais recente e fugiu do modelo da igreja, mas com a restauração, foi feita uma adaptação para que não ficasse diferente do estilo.
     
     O Patrimônio foi construído no ano de 1910, sob a benção do Arcebispo Dom Aquino Correa. Está localizado às margens do Rio Cuiabá, no Distrito da Passagem da Conceição, em Várzea Grande. A imagem da capela foi uma doação do Coronel Joaquim Corsino, considerado na época, um dos amigos da Passagem. O tombamento como patrimônio histórico de Várzea Grande ocorreu em 2001, pelo município.
     
     Diante das conquistas e crescimento demográfico, o município de Várzea Grande ainda mantém o distrito da Passagem da Conceição como uma das localidades que não perderam as características de povoados tranqüilos. Nos dias atuais, a Passagem da Conceição é reconhecida como lugar calmo, de gente humilde, além de ser um convite para muitas famílias passarem os finais de semana para descansar. E mantém um belo cartão postal.
     
     História
     
     A origem do nome da “Passagem da Conceição” se deve ao lavrador Manoel Antônio da Conceição que se instalou na localidade em 1813, cuidando não só das terras dele, mas também possibilitando a travessia das pessoas numa canoa pelo rio Cuiabá, na altura do Ribeirão Pari. Essa prática resultou na expressão “pedir passagem ao Conceição”, o que logo serviu para dar nome a localidade. O distrito era de Cuiabá, e passou a integrar o município de Várzea Grande em 1953. 
                 Rio Cuiabá



Nenhum comentário:

Postar um comentário