segunda-feira, 5 de março de 2012

Comunidade Amish nos EUA


"Em 1693, o suiço Jacob Amman se desligava da religião menonita. Para ele, o grupo estava se distanciando dos ensinos do líder Menno Simons, que acreditava no anabatismo - o adiamento do batismo até a criança ser capaz de escolher a própria crença.

Amman dava início, assim, a um novo grupo: os amish. Esses cristãos saíram da Europa e se instalaram em assentamentos rurais nos EUA no séc. XVIII, para se isolar e fugir do serviço militar.

Estudiosos da Bíblia interpretam literalmente os textos, vivendo de forma humilde e pacífica. Falam em um dialeto alemão entre eles e em inglês com pessoas de fora do distrito. Ignoram televisão, jornais e revistas. São uma sociedade fechada, com regras religiosas próprias, reunidas no Ordnung e passadas verbalmente.

 A Comunidade Amish nos Estados Unidos,  nunca vão acessar nenhum site porque não têm computadores, não possuem eletricidade para conectar os computadores e nem querem eletricidade para conectá-los.

 Essas pessoas se locomovem em carroças tracionadas por cavalos e usam lampiões e não possuem energia elétrica. O fato de os Amish serem capazes de manter um estilo de vida do século XVIII em pleno século XXI é incrível!

Hoje, estão em mais de 20 estados americanos e se triplicaram desde 1950; são cerca de 230 mil membros, em distritos de até 40 casas cada um."
O filme "A Testemunha", com o ator Harrison Ford, mostra o modo de vida dos amish nos Estados Unidos. Homens usando ternos e chapéus pretos e mulheres com a cabeça coberta por um capuz branco e com um vestido preto. A comunidade Amish considerou muito liberal a imagem que se fez deles.

Os amish não gostam de ser fotografados. Interpretam que, de acordo com a Bíblia, um cristão não deve manter sua própria imagem gravada.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário