domingo, 11 de setembro de 2016

11 de Setembro : Congresso de Milão

Muita gente se lembra do que aconteceu em 11 de setembro de 2001, ataque as torres gêmeas dos Estados Unidos,  mas poucos conhecem ou já ouviram falar do 11 de setembro de 1880.

O Liceu Cuiabano desde seis de setembro está desenvolvendo atividades de conscientização e respeito aos alunos com deficiências visuais e surdez.

"O ano de 1880 foi o clímax da história de surdos, que adicionou a força de um lado de muitos períodos de duelos polêmicos de opostos educacionais: a língua de sinais e o oralismo. 

Neste ano de 1880 foi realizado um Congresso Internacional de Professores de Surdos em Milão, Itália, para discutir e avaliar a importância de três métodos rivais: língua de sinais, oralista e mista (língua de sinais e o oral). 

A proibição da língua de sinais por mais de 100 anos sempre esteve viva nas mentes dos povos surdos até hoje, no entanto, agora o desafio para o povo surdo é construir uma nova história cultural, com o reconhecimento e o respeito das diferenças, valorização de sua língua, a emancipação dos sujeitos surdos de todas as formas de opressão ouvintistas e seu livre desenvolvimento espontâneo de identidade cultural!."(cinararklibras.webnode.com.br).
Desde 9 de setembro que os professores do Liceu estão usando uma fita azul sobre a roupa...

 Mas por que a cor azul?

"A cor Azul representa para a Comunidade Surda dois momentos históricos, o primeiro momento é o período da Segunda Guerra Mundial em que os Nazistas identificavam as Pessoas com Deficiência através de uma faixa de cor azul fixada no braço. 

O segundo momento é o atual. O azul simboliza a opressão enfrentada pelos surdos ao longo da história, mas mais que isso, mostra o orgulho de ser surdo, de englobar uma história, uma língua e um povo."(www.maosemmovimento.com.br)



Nenhum comentário:

Postar um comentário