sexta-feira, 16 de setembro de 2016

A Filosofia dos Mestres Pop 3

Dando continuidade a reportagem sobre a filosofia e os mestres da Cultura pop retratada na Revista Mundo, irei postar mais alguns ideias aqui...

Ainda me lembro quando fui assistir o filme Matrix, 21 de maio de 1999, com um amigo que morava no interior de Mato Grosso. Ele escolheu esse filme porque tinha uma foto de luta no cartaz, entretanto, não sabia nada sobre o mesmo.

Nem preciso dizer que minha mente de historiadora estava alerta e ao término quando saímos da sala eu comentei: "que filme magnífico! Filosofia pura!..." E passei a comentar o que mais que agradou, aliás, tudo... E o Neo, Keanu Reeves, seu nome significa "brisa fresca sobre a montanha", lindoooo e séxi naquela roupa preta e com aquele óculos escuro arrasouuuuuu.

Meu amigo me olhou com a boca aberta e disse: "acho que nós não assistimos o mesmo filme, pois eu não vi nada disso". Caramba, isso sempre acontece quando vou ao cinema com não historiadores.

Morpheus (Matrix)













  
"Frasae: “Há uma grande diferença entre conhecer o caminho e trilhar o caminho”

Corrente filosófica: Taoísmo.Um ajuda a ganhar a vida, o outro a construí-la. O filósofo chinês Lin Yutang afirmava que o conhecimento está ligado diretamente à percepção, pois se trata de tudo aquilo que recebemos do mundo exterior para dentro de nós. Já o “trilhar” seria a sabedoria, ou seja, o conhecimento que foi posto em prática e assimilado

Frase: “Não pense que é capaz. Saiba que é”

Corrente filosófica: Aristotelismo.Para poder ilustrar a mensagem de Morpheus, vale recorrer à filosofia de Aristóteles, que defendia que, quando se duvida da própria capacidade, demonstra-se insegurança e incerteza. Com isso, o resultado tende a dar errado, fica incerto. Já quando estamos 100% seguros, o resultado sai como queremos.
 Mestre dos Magos(Caverna do Dragão)

"Frase: “A resposta não está no poder de alguém, ela está no íntimo de cada um de vocês”

Corrente filosófica: Hegelianismo. O baixinho poderia ser o avatar do filósofo alemão Hegel, que afirmou que não é seu cargo ou posição que dá poder a você, mas sim a sua autonomia. Ou seja, é da sua capacidade de escolha que vem a possibilidade de agir. Portanto, é preciso ter valores sólidos para que a decisão seja bem tomada. Quanto mais bem resolvido por dentro, mais poderoso você é

Frase: “O lar é o reflexo do coração”

Corrente filosófica: Taoísmo.A casa mostra como está o astral de quem vive nela. É o que prega a arte milenar chinesa Feng Shui, que busca o equilíbrio emocional das pessoas com o mundo físico. No livro Zang Shu, do mestre taoísta Guo Pu, a mente e os sentimentos provocam estímulos externos que determinam a maneira de viver.
Mestre Splinter(Tartarugas Ninja)

Frase: “Não existe um monstro mais perigoso do que a falta de compaixão”

Corrente filosófica: Budismo. Máxima do Dalai Lama (saiba mais na página 41), o senso de preocupação com os outros beneficiaria a nós mesmos, pois segundo sua doutrina, ao ajudar alguém, a mente se amplia e os próprios problemas perdem a capacidade de afligir. A anulação desse sentimento, por outro lado, destruiria o caráter humano

Frase: “A morte vem para todos nós, mas muito pior é morrer sem honra”

Correntes filosóficas: Confucionismo e budismo. Para Splinter, assim como para os samurais seguidores do bushido (o código de ética desses guerreiros para viver com virtude), a honra era tudo, mesmo após a morte. A falta dela implicaria na traição aos princípios da justiça e da lealdade e o único jeito de recuperá-la seria se o desonrado cometesse suicídio. Em japonês, o termo haraquiri significa “cortar a barriga” e é a expressão mais nobre para esse tipo de suicídio."(Revista Mundo Estranho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário