quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Pesquisadores descobrem que Contos de Fadas Existem desde a Pré-História

Eu já escrevi sobre como cresci ouvindo os Contos de Fadas e não perco nenhuma nova adaptação feita no cinema.  Estava lendo há pouco uma notícia que me deixou literalmente de "boca aberta"...

"Contos de fadas são mais antigos do que imaginávamos, de acordo com um estudo realizado por pesquisadores de Universidades em Durham, na Inglaterra, e em Lisboa, em Portugal.

Ao analisar ligações entre diferentes histórias contadas pelo mundo, os acadêmicos descobriram que algumas delas tem origens na pré-história. Alguns contos acabam sendo mais antigos do que se pensava e um deles tem indícios de que começou na Idade do Bronze (iniciada por volta do ano 3000 a.C.).

Até então, acreditava-se que os contos viessem dos séculos 16 e 17.

Os irmãos Grimm – Jacob (1785-1863) e Wilhelm (1786-1859) – foram grandes disseminadores de contos de fadas, e eles acreditavam que muitos dos contos surgiram junto com o nascimento das línguas indo-europeias. Mesmo assim, pensadores depois mudaram esta visão, e acreditavam que eles viessem entre o século 16 e 17.
 

“Algumas dessas histórias são muitos mais antigas do que os primeiros registros literários, e até mais do que a Mitologia Clássica – algumas versões dessas histórias aparecem em textos gregos e latinos, mas nossas descobertas sugerem que são bem mais antigas do que isso”, diz o antropólogo Jamie Tehrani, da Universidade de Durham.

O estudo usou análise filogenética, desenvolvida pela biologia para investigar relações entre espécies. E também usou uma árvore de línguas para rastrear a origem dos contos. “João e o Pé de Feijão”, por exemplo, foi identificada como “O menino que roubou o tesouro do ogro” e tem mais de cinco mil anos.

A análise também mostrou que “A Bela e a Fera” e “O Anão Saltador” têm cerca de 4 mil anos de idade. Já “O Ferreiro e o Diabo” tem cerca de seis mil anos de idade.
 

“É notável que essas histórias tenham sobrevivido sem ter sido escritas. Elas têm sido contadas antes de o inglês, francês ou italiano existirem, e provavelmente eram narradas em uma língua indo-europeia extinta”, disse Tehrani"(geekness.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário