quarta-feira, 7 de setembro de 2016

ESMA - Um Centro de Tortura na Argentina

Quando se fala em ditadura militar na Argentina, as pessoas não imaginam os horrores que a população civil viveu durante os anos de chumbo. Ao olhar a foto desse belo edifício é impossível acreditar que ali funcionou o maior centro de torturas da Argentina.

"É difícil descrever a dimensão do horror na ESMA (Escola de Mecânica da Armada Argentina).

Alguns a comparam ao inferno de Dante pelo perturbador tratamento psicológico que os prisioneiros sofreram dentro deste centro de tortura e pelas cicatrizes eternas que ele deixou.

Outros invocam uma comparação histórica, chamando-a de “a Auschwitz argentina”.

Outros a consideram um símbolo — o maior e mais longevo centro de detenção operado durante a guerra suja argentina, a brutal campanha repressiva que eliminou entre 9 e 30 a mil pessoas.

No total, estima-se que 5 mil pessoas desapareceram enquanto detidas na ESMA, que funcionou como uma prisão clandestina entre 1976 e 1983.

Em 2003, a Argentina abriu o livro de seu tenebroso passado, quando o Congresso anulou uma série de leis de anistia aprovadas em 1986 e 1987, abrindo o caminho para a instauração de processos contra os oficiais da ESMA, além de centenas de outros ex-oficiais militares em todo o país que ajudaram a manter 340 presídios clandestinos.

No dia 11 de dezembro de 2009, 16 oficiais do Grupo de Trabalho 3.3.2 da ESMA foram conduzidos à corte federal. As vítimas neste caso incluíam simpatizantes de esquerda, ativistas por justiça social e direitos humanos, jornalistas, membros da Igreja e até familiares que buscavam informações sobre desaparecidos. Os promotores alegavam que o Grupo de Trabalho transformou a ESMA em um centro de “sequestros, tortura e extermínio”.

No total, 19 oficiais foram acusados pelos crimes de sequestro, tortura e assassinato de 86 vítimas (três deles foram liberados por razões de saúde). E

Em seu discurso de abertura, Julio Alak, então Procurador-Geral e atual Ministro da Justiça e dos Direitos Humanos da Argentina, afirmou que o processo ESMA era “transcendente”, devido ao número de militares acusados e ao seu simbolismo."(operamundi.uol.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário