sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Dia da Secretária

Eu estudei na antiga Escola Técnica Federal de Mato Grosso, IFMT, no final dos anos 70 e começo dos 80 do séc. XX. O curso de Secretariado era para as mulheres, na minha sala tinha 59 mulheres e apenas um homem, enquanto os cursos de Edificações, Estradas e Eletrotécnica era destinado aos homens.

Nós estudávamos todas as disciplinas básicas e as técnicas ou seja, aquelas que nos capacitaria para ser uma excelente Secretária: Datilografia, Estenografia, Inglês, Biblioteconomia, Contabilidade, Cartas Comerciais, Redação, etc. 

Na minha sala eu era a única aluna que tinha um curso de Datilografia com direito a certificado, então, meus dedos eram extremamente rápidos no teclado coberto por fita adesiva preta e um papel branco que escondia minhas mãos. 

A professora dizia que a "boa secretaria datilografava com os dez dedos e que  poderia conversar com outra pessoa enquanto trabalhava." E até hoje eu digito no meu notebook com os dez dedos e consigo trocar ideias com qualquer pessoa sem nenhum problema.

Eu também conseguia assistir o Jornal Nacional e escrever todas as notícias na forma estenográfica ou seja, através de sinais; meu inglês nunca foi grande coisa, uma vez que sempre gostei do francês, mas minha mesa de trabalho durante o estágio na antiga Cemat era impecável.

Também me sento ereta para digitar e com as pernas cruzadas; mantenho o costume de fazer anotações em todas as reuniões do Liceu e na UFMT e sou extremamente organizada e não só por ser uma virginiana...

"No dia 30 de setembro de 1850 nasceu Lilian Sholes, filha do inventor da máquina de escrever, Christopher Sholes, e que viria a se tornar a primeira mulher a usar o "aparelho revolucionário" em público, tornando-se um símbolo durante a segunda fase da Revolução Industrial.

Quando Lilian completou 100 anos (1950), muitas empresas, para comemorar o centenário da filha do inventor da máquina de datilografar, decidiram criar um concurso para eleger a melhor datilógrafa.

O concurso fez muito sucesso e começou a ser repetido todos os anos. E como a maioria das participantes eram secretárias, o dia 30 de setembro passou a ser popularmente conhecido como o "Dia da Secretária".

Em São Paulo, a lei nº 1.421, de 26/10/1977, oficializa o dia 30 de Setembro como o "Dia da Secretária".

As secretárias são responsáveis por ajudar na organização, logística e atendimento ao público e clientes da empresa, organização ou instituição para qual trabalha.

Existem cursos específicos de Secretariado para capacitar os profissionais que desejam seguir esta área.

Mesmo sendo as mulheres as principais homenageadas no Dia da Secretária, vale lembrar que os homens também ocupam este cargo e devem ser homenageados também."(www.calendarr.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário