sexta-feira, 28 de julho de 2017

63 Milhões de Meninas estão fora da Escola


Eu estava assistindo o Jornal da Band e fiquei estarrecida com a notícia de que mais de 60 milhões de meninas estão fora da escola. Depois da reportagem busquei mais informações na mídia digital e encontrei um trecho do relatório da Unesco.

"Mais de 63 milhões de meninas estão fora da escola, de acordo com o relatório da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

O relatório disse que quase metade das 63 milhões de meninas estão em idade escolar e quase 16 milhões de meninas no mundo, entre 6 e 11 anos, nunca vão para a escola.

Ressaltou ainda que o número de crianças em idade de frequentar a escola primária, e que não podem ir à escola é de 8 milhões.
A UNESCO anunciou que a maior discriminação entre meninas e meninos é observada em países árabes, africanos, especialmente no sul do Sahara, e países da Europa Ocidental e Sul da Ásia.

Meninas, especialmente nos países Sudão do Sul, Libéria e Eritreia enfrentam maiores obstáculos em relação a educação.

De acordo com estatísticas da UNESCO, 60% das meninas com menos de 15 anos não podem ir à escola nesses países."(www.trt.net.tr)
Eu fiquei pensando em quantas meninas temos lá no Liceu Cuiabano e muitas não estão nenhum pouco preocupadas com o ensino- aprendizagem. Em algumas salas o número de meninas supera o número de meninos e infelizmente poucas aproveitam a oportunidade de estar em sala de aula.

Meu Deus! será que elas sabem quantas gostariam de ocupar uma cadeira lá? Ou quantas poderão ter um futuro diferente daquelas que vivem no mundo árabe, africano, asiático e mesmo na Europa Ocidental? Será que elas sabem que em outros países, as mulheres são meros objetos, sem direito de poder expressar seus desejos, sentimentos e vontades?

Na mesma reportagem da Band apareceu a jovem Malala, eu já postei aqui sobre ela, que está feliz por ter se formado no Ensino Médio no último dia 7/7/2017.
"A Nobel da Paz e ativista pela educação e pelo direito à educação de mulheres e meninas, a paquistanesa Malala Yousafzai concluiu na última sexta-feira (7/7/2017) o Ensino Médio. A Jovem abriu conta no Twitter para celebrar.

Malala ficou conhecida após ser baleada na cabeça, em 2012, por talibãs em seu ônibus escolar. A jovem sempre se destacou na luta para que meninas pudessem ter acesso à educação. Por conta do ataque, ela passou a viver na Inglaterra com sua família, onde concluiu seus estudos.

 A ativista, que já havia tirado a nota máxima em seis matérias no GCSE, o “Enem” britânico, encerrou o Ensino Médio em uma escola de Birmingham. A jovem deve prosseguir os estudos no país. Anteriormente, ela já havia falado que se interessava pela Universidade de Oxford."

 Aos fãs, ela contou estar se formando e se sentir bastante empolgada para o futuro. A jovem ressalta, no entanto, estar preocupada com o fato de milhões de garotas ao redor do mundo estarem atualmente fora da escola e não terem as mesmas oportunidades que ela." (noticias.universia.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário