terça-feira, 18 de julho de 2017

A História Secreta da Mulher-Maravailha - Livro

O filme solo da Mulher- Maravilha está bombando nas bilheterias do mundo todo segundo o site purebreak:
"Mulher-Maravilha" é um filme que está fazendo história no cinema mundial.  O longa foi ovacionado tanto pelo público, como pela crítica especializada, e bateu um primeiro recorde de bilheteria, com arrecadação acima dos 220 milhões de dólares. 

Com Gal Gadot na pele de Diana Prince,  a produção conquistou o mundo inteiro - leia em letras garrafais. O filme solo da heroína superou as expectativas - inclusive da DC Comics - e nesta quinta-feira (13), o blockbuster atingiu um novo marco: após sua sexta semana de exibição, "Mulher-Marailha" arrecadou 390 milhões de dólares e se tornou o filme de um herói solo mais visto dos últimos 15 anos. É muito poder!"
E eu recomendo o livro que conta o segredo da Mulher- Maravilha, uma vez que foi escrito por uma historiadora da Universidade de  Harvard. 

É interessante conhecer como e porque seu criador William Moulton Marston que também era psicólogo, moldou um personagem tão fantástico como Diana Prince.
 
“O Superman tem sua dívida com a ficção científica, o Batman, com os detetives particulares. Porém, a dívida da Mulher-Maravilha é com a utopia feminista e com a luta pelos direitos das mulheres.” 

Assim Jill Lepore, historiadora da Universidade de Harvard e redatora da revista New Yorker, resume a origem da personagem em livro que sai agora no país pela Best-Seller, A História Secreta da Mulher-Maravilha (tradução de Érico Assis, 480 páginas, 64,90 reais). 

Não é exagero: a Mulher-Maravilha, que ganha enfim uma aventura solo no cinema, em um tempo em que é relativamente fácil falar e propagar o feminismo, defende a causa desde o longínquo ano de 1941.

Era um mundo ainda mais estreito, para as mulheres, do que é hoje. Diana Prince, a princesa das amazonas que seria conhecida pelo nome de guerra de Mulher-Maravilha, emergiu em meio a uma dominação quase absoluta de homens não só nos quadrinhos, mas em todos os campos da sociedade. 

As conquistas femininas eram poucas e recentes. As mulheres haviam acabado de obter o direito de voto, em vigor nos Estados Unidos a partir de 1920 e no Brasil desde 1932, e lentamente começavam a ocupar o mercado de trabalho, mesmo que para suprir a falta de homens, enviados à Europa para lutar na Segunda Guerra Mundial.

A primeira aparição da Mulher-Maravilha aconteceu na revista em quadrinhos All Star Comics, da DC. Era o número 8 do título que reunia heróis como Batman e Super-Homem. 

Não demorou a se popularizar e mostrar que Marston tinha um bom faro para a cultura pop. Já no ano seguinte, a personagem debutava em um gibi próprio, Introducing the Wonder Woman, que depois seguiria sob o título de Wonder Woman apenas. 

Em 1944, suas histórias, distribuídas nessa revista e em outras – Sensation, Comic Cavalcade e de novo a All Star Comics – foram lidas por 10 milhões de pessoas."(veja.abril.com.br/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário