sexta-feira, 7 de julho de 2017

Os Presidentes do Brasil V

Agora estamos estudando sobre os Governos Populistas e atendendo a pedidos continuarei postando sobre os presidentes do Brasil na 1ª metade do Séc. XX.
 
"Eurico Gaspar Dutra ( Eurico Dutra ) 1946 - 1951
 

Nasceu em Cuiabá, Mato Grosso, no dia 18 de maio de 1883. Eleito com larga vantagem Dutra assumiu o Governo no mesmo dia em que instalou a Assembleia Constituinte ( 31 de janeiro de 1946 ). A promulgação  da Quarta Constituição republicana ( 18 de setembro do mesmo ano ) foi o fato mais relevante do seu governo. A Carta estabeleceu a responsabilidade do Presidente e de seus ministros de Estados perante o Congresso e assegurou aos cidadãos os direitos do liberalismo político além de manter os direitos adquiridos, anteriormente, pelos trabalhadores. Em seu governo foram construídas a rodovia Rio – São Paulo ( Via Dutra ) e a Companhia Hidrelétrica de São Francisco. As revelações diplomáticas com a URSS foram cortadas e foram caçados os direitos do Partido Comunista Brasileiro ( PCB ) . Faleceu no Rio de Janeiro em 11 de junho de 1974.
Getúlio Dornelles Vargas ( Getúlio Vargas ) 1951 - 1954
 

Após a sua renúncia em 1945, Vargas foi eleito senador ao mesmo tempo por São Paulo e por Rio Grande do Sul e a deputado federal por seis Estados. Em 1950, concorreu à Presidência da República, tendo como candidato a vice João Café Filho. Eleito com 48.7% dos votos, tomou posse em 31 de janeiro de 1951. Durante o seu governo foi criada a Petrobrás. Diante da agitação política e de um atentado ao líder da oposição e jornalista Carlos Lacerda, Vargas sofreu pressões de vários segmentos para renunciar, terminando por suicidar-se em 24 de agosto de 1954, no Palácio do Catete.
João Café Filho ( Café Filho ) 1954 - 1955
 

Nasceu em Natal, Rio Grande do Norte, no dia 3 de fevereiro de 1899. Eleito deputado federal em 1934 e em 1945, foi, na Câmara, um dos mais destacados parlamentares, participando ativamente da vida política nacional. Como resultado de uma coalizão política, foi indicado pelo PSP candidato a vice-presidente na chapa de Getúlio Vargas. Após a morte de Vargas, o vice-presidente assumiu. Facilitou ainda mais a penetração do capital externo, o que descontentou os nacionalistas e o operariado. Café Filho foi depois ministro do Tribunal de Contas do Estado de Guanabara e faleceu no Rio de Janeiro em 20 de fevereiro de 1970.
Nereu de Oliveira Ramos ( Nereu Ramos ) 1955 – 1956 

Nasceu em Lajes, Santa Catarina, em 3 de setembro de 1888. Assumiu com a hospitalização do Presidente Café Filho e o impedimento decretado a seu substituto Carlos Luz, foi empossado Nereu Gomes na Presidência da República. Seu Mandato se deu sob o estado de sítio e em 31 de janeiro de 1956 passou o cargo ao presidente eleito Juscelino Kubitschek, assumindo o Ministério da justiça. Em 1957, deixou este cargo,  voltando ao Senado. Faleceu em 16 de junho de 1958, em um desastre aéreo."(www.mundovestibular.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário