segunda-feira, 17 de julho de 2017

Os Presidentes do Brasil VI

Segunda-feira geladaaaaa em Cuiabá, durante a madrugada fez 9º C. E agora está 14º C e com garoa, para nós acostumados com mais de 35º C é um super inverno.

Mesmo estando em férias, alguns alunos continuam se preparando para o ENEM; por isso atendendo a pedidos irei postar mais alguns presidentes que o Brasil já teve. 

Como já disse anteriormente, para entender a crise que estamos vivendo, é importante conhecer a política e o momento atual para evitar novos erros. Não adianta somente criticar os políticos se não conhecer profundamente a História do Brasil e o contexto em que se deu a Proclamação da República.
"Juscelino Kubitschek de Oliveira (Juscelino Kubitschek ) 1956 - 1961
 

Nasceu em Diamantina, Minas Gerais, em 12 de setembro de 1902, habilidoso em contornar crises sem muita violência ou repressão. Encampou o projeto "50 anos em 5", falando em modernizar amplamente o país. 

Construiu a Rodovia Belém – Brasília; impulsionou a indústria automobilística; empreendeu, no setor hidrelétrico, as gigantescas obras de Furnas e de Três Marias; auxiliou a expansão da Petrobrás. Sua grande realização, entretanto, foi a fundação de Brasília. Terminou seu mandato enfrentando uma enorme dívida externa e uma galopante inflação. Entregou a Presidência em 1961 a Jânio Quadros. 

No governo de Jânio foi eleito senador por Goiás. Em 1964 seu mandato foi caçado e seus direitos políticos suspensos por 10 anos. Faleceu em desastre de automóvel quando vinha de São Paulo para o Rio de Janeiro em 22 de agosto de 1976.
Jânio da Silva Quadros ( Jânio Quadros ) 1961
 

Nasceu em Campo Grande, Mato Grosso, em 25 de janeiro de 1917. Com carreira brilhante na política paulista, Jânio apresentou-se para a eleição com uma força enorme, atraindo votos de todo tipo de eleitor. Já empossado, não conseguiu contentar estes setores, com uma política econômica de sacrifícios e uma política externa de independência vista como perigosa. Renunciou em agosto de 1961, à espera de ser aclamado pelo exército e pela burguesia. Perdeu seu cargo.
João Belchior Marques  Goulart ( João Goulart - Jango ) 1961-1964
 

Nasceu em São Borja, Rio Grande do Sul, em 1 de março de 1919, vice de Jânio, quase foi impedido de tomar posse. Adotou-se então um sistema parlamentarista, em que se tirava o centro do poder das mãos do presidente. Este regime durou até 1963, onde, através de um plebiscito, Jango recuperou o sistema presidencialista e retomou sua atuação. Apoiando-se nos trabalhadores, sugeriu reformas de base para diminuir os abismos sociais do Brasil. Foi visto como representante do perigo comunista e deposto em 1964. Morreu no exílio no dia 6 de dezembro  de 1976, no município argentino de Mercedes, vítima de um ataque cardíaco."(www.mundovestibular.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário