quarta-feira, 26 de julho de 2017

Campanha contra Corrupção do Grupo Gazeta

Eu continuo lendo o jornal da forma tradicional ou seja, de papel, aliás aqui todos lemos jornal. E ontem, 25/7, o Grupo Gazeta de Comunicação lançou uma Campanha contra a Corrupção, que recebeu o nome de "Delator Cidadão".

O Brasil vive um período de grandes mudanças e mesmo que diga-se que ser corrupto faz parte da Cultura brasileira, existe sim  gente honesta, ética, solidária.  E como diz o Sr. João Dorileo Leal em seu editorial a honestidade aprende-se em casa, a escola apenas complementa esse aprendizado.

E num país onde a corrupção corre solta, quando a mídia mostra um exemplo de honestidade, vindo de alguém mais humilde financeiramente ou de alguém provido de posses, provoca as maiores discussões entre os telespectadores.

Por ser uma ideia inovadora vindo da mídia escrita, delator cidadão,  resolvi postar alguns trechos aqui da reportagem para que todos possam se inteirar da proposta. 

"Inicialmente vamos trabalhar em 6 eixos, que são meio ambiente, educação, pavimentação, política, saúde e violência. A sociedade pode denunciar atitudes irregulares que prejudicam o direito do próximo", explica o presidente do Grupo Gazeta, João Dorileo Leal.


Para o empresário, a campanha não vai mudar o cenário pelo qual o país passa atualmente em curto período, mas pode levar orientação para que, nos próximos anos, as pessoas estejam mais educadas quando o assunto é reivindicar seus direitos e não permitir que a corrupção chegue ao ponto que já chegou.


"Não vamos conseguir acabar com a corrupção sozinhos, mas creio que se cada um fizer a sua parte, se cada pessoa se encorajar a denunciar, as coisas podem melhorar. Não dá para acabar com tudo, mas não podemos esperar que tudo seja resolvido pela caneta do juiz ou pela denúncia do Ministério Público, ou pela confissão de quem já viveu nesse lamaçal. Mas essa é nossa contribuição, é um ato de cidadania. Por isso, convido você a ser um delator cidadão", diz Dorileo.

(...)

 "Acredito que os pais, os professores, os responsáveis devem ensinar as crianças atitudes básicas, como não pegar o que não for dela, a respeitar os mais velhos, a respeitar as leis. Se um adulto dá um exemplo ruim, a criança vai entender que aquilo é o correto, quando não é", explica. Para ele, a educação é o caminho mais curto para uma sociedade igualitária."

É costume dizer que somente os políticos são corruptos, entretanto, a maioria da população é corrupta sim. A corrupção no Brasil é tão comum que as pessoas nem percebem que também estão inseridas no grupo. Muitos não consideram os pequenos desvios como corrupção e basta observar alguns exemplos:

1. Furar Fila
2. Colar na Prova
3. Não Respeitar os Assentos Preferenciais nos Ônibus
 
4. Não respeitar as Vagas para Idosos
5. Tentar subornar o Guarda de Trânsito
6. Não respeitar as Leis de Trânsito
7. Jogar Lixo no Chão e/ou pela Janela do Carro
8. Não devolver o que Encontrou





Nenhum comentário:

Postar um comentário