sábado, 1 de julho de 2017

Ensino Médio na Nova Zelândia

Este blog é uma homenagem a Terra Média/Nova Zelândia e como diz um morador de lá "quando Deus fez este lugar Ele estava apaixonado". E eu acredito sinceramente nisso, pois não existe um país onde a Natureza é tão exuberante e linda como lá.

E num lugar tão espetacular seu Sistema Educacional não seria diferente. Eu já postei sobre o funcionamento do Ensino Médio/High School em vários países e hoje vamos conhecer o da Nova Zelândia.
"O ensino médio tem duração de três anos, e funciona em período integral, com 7 horas diárias (geralmente das 8h40 às 15h20).

No primeiro ano, o aluno, precisa, obrigatoriamente, cursar uma matéria dentro das áreas de inglês, matemática e no campo das ciências. Pode, ainda, escolher pelo menos outras três matérias.

No segundo ano, o inglês permanece como área obrigatória. No último, o estudante tem liberdade de montar a grade de acordo com seu interesse e disponibilidade da escola. Não há nenhuma disciplina obrigatória. E o inglês é o idioma oficial.
 
As áreas de aprendizado são: inglês, arte, saúde e atividade física, idiomas, matemática e estatística, ciência, ciências sociais e tecnologia.
 
"As escolas oferecem uma variedade muito grande de matérias. Dentro de artes, por exemplo, tem teatro, dança, música, escultura, design. A rede pública, inclusive, tem essa variedade.
A maioria dos estudantes da Nova Zelândia, cerca de 60%, vai para o ensino público”, diz Ana Azevedo, gerente do Education New Zealand, agência do governo da Nova Zelândia ligado ao Ministério da Educação.
Outra particularidade do ensino médio neozeolandês é que durante os três anos, os alunos fazem um exame chamado de National Certificates of Educational Achievement (NCEA), uma espécie de “Enem” anual. A soma das três provas serve de acesso à universidade, e cada avaliação tem um peso de acordo com o curso que o candidato quer seguir. Ele também é reconhecido pelo mercado de trabalho."(G1)

Na Nova Zelândia o ano letivo é igual ao nosso, isto é, inicia no mês de  fevereiro e termina em dezembro. O clima também é parecido ou seja, agora eles também estão no Alto Inverno. E  eles também usam uniformes maravilhosos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário