quinta-feira, 29 de março de 2012

Ana Maria do Couto - A Mulher de Muitas Faces


 "Ana Maria do Couto era considerada uma mulher moderna e avançada já nos anos 40, quando começou a viver os anos mais intensos de sua vida, desenvolvendo diversas atividades. Ela nasceu no dia 13 de setembro de 1925. A determinação e a coragem de uma mulher à frente do seu tempo permitiu que ela abrisse caminho e conquistasse espaços importantes para as mulheres na sociedade. Destaque para as áreas de política, finanças, comunicação, direito e, principalmente, esporte, uma das suas grandes paixões.


 Incentivadas por Ana Maria do Couto, as adolescentes cuiabanas já jogavam futebol na década de 40. Os jogos eram realizados no campinho do Colégio Estadual de Mato Grosso, que hoje se chama Escola Estadual Liceu Cuiabano - Maria de Arruda Müller. 


 O gosto pelo esporte foi determinante na escolha da primeira faculdade. Em 1944 ela se formou em Educação Física, na cidade do Rio de Janeiro. A partir de 1945 assumiu a vaga de professora da disciplina no Colégio Estadual de Mato Grosso. Entre 1946 e 1948, vários estudantes caminhavam de Várzea Grande a Cuiabá para estudar no colégio onde ela dava aulas. A dedicação da professora despertou a preferência dos estudantes. As aulas de educação física eram diferentes e especiais no Colégio Estadual de Mato Grosso (Liceu Cuiabano).


  Em 1951 diplomou-se no curso de Extensão Universitária em História, no Rio de Janeiro. No mesmo ano, ela conquistou mais um diploma, desta vez em contabilidade depois de formar na Escola Técnica de Comércio de Cuiabá.


 A partir de 1952, May também se dedicou à comunicação. Foi a primeira locutora noticiarista de Mato Grosso.


  A popularidade dela a levou à Câmara Municipal da capital em 1965. Além de vereadora pelo PTB, May também foi presidente da Câmara, a primeira mulher a ocupar o cargo no estado.


Neste período ela também já havia concluído o curso de Direito. May foi uma das primeiras alunas do curso de Direito de Cuiabá. A formatura ocorreu em 1963. Com a formação nessa área ela se inscreveu e foi aprovada no concurso para a Promotoria da Auditoria da Polícia Militar de Mato Grosso.


 Bastante doente, no final de 1970, a vida de Ana Maria do Couto teve um contraste. A mulher sorridente sempre muito determinada se abateu com a dor do câncer. O prazer de viver foi sufocado pelo sofrimento. Ela preferiu o silêncio e o aconchego de casa. Os últimos meses de vida podem ser considerados como um momento de clausura. No dia 17 de outubro de 1971 o corpo não agüentou e Maria do Couto morreu, vítima de câncer."

Um comentário:

  1. Lindo texto. É sempre bom conhecer melhor as figuras que fizeram parte da história de Mato Grosso.

    ResponderExcluir