terça-feira, 22 de novembro de 2016

Dia do Músico

Hoje é o Dia do Músico e eu nem sabia disso, pois eu ouço música todos os dias. E quanto mais a boa música eu ouvir melhor é meu dia. Mesmo assim parabéns aos músicos que nos alegram com seu talento.


"Hoje é dia de Santa Cecília, padroeira dos músicos, por isso hoje também é comemorado o Dia do Músico. O músico pode ser arranjador, intérprete, regente e compositor.

Há quem diga que os músicos devem ter talento nato para isso, mas existem cursos superiores na área e pessoas que estudam música a vida toda.

O músico pode trabalhar com música popular ou erudita, em atividades culturais e recreativas, em pesquisa e desenvolvimento, na edição, impressão e reprodução de gravações.

A grande maioria dos profissionais trabalha por contra própria, mas existem os que trabalham no ensino e os que são vinculados a corpos musicais estaduais ou municipais.

A santa dos músicos

Santa Cecília viveu em Roma, no século III, e participava diariamente da missa celebrada pelo papa Urbano, nas catacumbas da via Ápia.

Ela decidiu viver casta, mas seu pai obrigou-a a casar com Valeriano. Ela contou ao seu marido sua condição de virgem consagrada a Deus e conseguiu convence-lo. Segundo a tradição, Cecília teria cantado para ele a beleza da castidade e ele acabou decidindo respeitar o voto da esposa. Além disso, Valeriano converteu-se ao catolicismo.

Mito grego

Na época dos gregos, dizia-se que depois da morte dos Titãs, filhos de Urano, os deuses do Olimpo pediram que Zeus criasse divindades capazes de cantar as vitórias dos deuses do Olimpo. Então, Zeus se deitou com Mnemosina, a deusa da memória, durante nove noites consecutivas.

Nasceram dessas noites as nove Musas. Dessas nove, a musa da música era Euterpe, que fazia parte do cortejo de Apolo, deus da Música.

Diz a lenda que música é vida, e que a vida sem música perde muito do seu sabor. Pompéu tem hoje grandes talentos musicais. É uma cidade que vive da música."(www.pompeumg.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário