sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Poema - Os Dizeres das Flores

 A sexta-feira amanheceu com o vento soprando forte e gelado até parece inicio de outono, entretanto, estamos quase no verão...
Assistindo a previsão do tempo com a Maria Júlia Coutinho, Jornal Hoje,  ela disse que na Região Sul fez 6º C, no Sudeste e Centro Oeste também esfriou em pleno novembro. Meu Deus! Algo está errado com nosso clima. É gostoso vestir um casaquinho, tomar um chocolate, um café com creme, mas pera aí ainda é Primaveraaaaaa. Eu me lembrei desse poema...

A primavera chegou espalhando a beleza,
Colorindo os jardins com as mais lindas flores,
Cada uma com o toque da mais pura delicadeza,
Transformando vidas e enchendo corações de amores.

Cada uma delas tem um significado especial,
Como a acácia significa elegância,
O agerato nos traz pureza emocional,
Como a violeta traz a simpatia e a bela fragrância.

A bromélia nos enche de inspiração,
A hortênsia nos mostra a vaidade e a frieza,
Enquanto a rosa nos ensina o amor e a dedicação,
A dália nos permite delicadeza e a sutileza.

No crisântemo buscamos a sinceridade e a verdade,
No cravo encontramos o talento e a admiração,
Na begônia a timidez e a mais pura lealdade,
Na orquídea nos deparamos com o luxo e a perfeição.

Como a amendoeira nos traz a esperança,
O amor perfeito um momento de reflexão,
A Amarílis a graça nos alcança,
Mas a boca de leão nos leva a decepção.

Mas como nem todas tenho em meu jardim,
A camélia me leva ao reconhecimento,
Mesmo tendo outras além do jasmim,
Só não a bardana por trazer aborrecimento.

Entre os significados tivemos lindos adjetivos,
Como coração aberto, laços de afeto e sinceridade,
Mas através de todos atingimos os objetivos,
De poder expressar o amor, a paixão e a lealdade.

No meio de tanta nobreza, romantismo e dedicação,
Também falamos de decepção e recordação amorosa,
Podemos observar do criador a sua eterna perfeição,
De algo tão maravilhoso cantado em versos e prosa.

Ah si eu pudesse com todas o meu jardim enfeitar,
Com certeza seria o dono da mais linda inspiração,
Que jamais alguém no mundo pudesse rejeitar,
Coroando com coroa de ouro a minha dedicação.

Du’Art 19 / 11 / 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário