sábado, 12 de novembro de 2016

"Espíritos - A Morte está ao seu Lado" - Filme

O sábado amanheceu chuvoso e pelo jeito vai continuar assim até o dia terminar. Os pássaros e as plantas estão "alegres", afinal é primavera. 

Um vento gelado entra pela janela e até parece que é outono, perfeito para assistir um filme de terror. Um pesquisa feita por algum cinéfilo diz que no Brasil o outono-inverno é a estação adequada para assistir filmes de terror.

Os filmes de terror asiáticos dá mais medo que os americanos, porque mexe com o nosso psicológico e depois de assistir novamente esse filme meu "medo" continua ainda por longos minutos.

"O cinema de horror oriental tem aos poucos conquistado o seu espaço no mercado e o mérito é todo dos cineastas daquela região do planeta. Com recursos limitados e criatividade em excesso, Banjong Pisanthanakun e Parkpoom Wongpoom, essa dupla aí de nome difícil, escreveu e dirigiu um filme pra lá de assustador.

Contudo, vale uma lembrança oportuna: o fato de ser falado em tailandês com suas entonações peculiares pode incomodar os espectadores mais exigentes. Mas Espíritos - A Morte está ao seu Lado é filme de primeira linha no gênero. E se a espinha dorsal do roteiro tem como base o universo da fotografia, nada mais natural do que começar a história dentro de um quarto de revelação e já com uma trilha bastante envolvente.

E assim você conhece o fotógrafo Tun (Ananda Everingham) e sua namorada Jane (Natthaweeranuch Thongmee), estudante de fotografia, que se envolvem num acidente violento e misterioso. O susto inicial e a sequência seguinte já dá uma deixa, mesmo para os mais leigos, de que vem algo sinistro pela frente.
 

 O filme usa e abusa de uma certa sensação de claustrofobia, seja pelos momentos no quarto escuro ou nas cenas de perseguição psicológica que os protagonistas vivenciam. Este é um dos pontos altos da trama porque você acaba fazendo parte dela queira ou não.
E é curioso descobrir que é mais do que um filme de terror. É também uma história de um trágico amor e suas consequências numa sociedade acostumada a conviver com situações extremas como o suicídio, por exemplo. Impossível foi fugir do merchandising da Cannon, mas o da Polaroid é de arrepiar.
 

Se você nunca se assustou com histórias como essa pode até não se deixar levar por Espíritos - A Morte está ao seu Lado, mas a sequência de Polaroids tiradas do protagonista e a cena final entram para o rol das mais aterrorizantes do cinema mundial. Isso, sem "sombra" de dúvida."(Adorocinema).

Nenhum comentário:

Postar um comentário