quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Miss Brasil 1986 - Uma Negra no Pódium

Em 1986 o país foi surpreendido com a escolha de Deise Nunes como Miss Brasil. Eu a conheci durante um desfile beneficiente que aconteceu no Clube Monte Libano e a beleza dela realmente me deixou impressionada. Além de ser extremamente simpática entendi porque ela foi escolhida apesar de ser negra.

Na década de 80, o preconceito era muito mais exacerbado que agora e ter uma representante negra foi um tapa na cara dos racistas. E ficar em 6º lugar como um das mais belas do Universo foi a glória!.

Deise Nunes Ferst (Porto Alegre, 30 de março de 1968) é uma rainha da beleza, apresentadora de TV  e empresária brasileira.  Foi a quarta representante do Rio Grande do Sul  a ser coroada Miss Brasil e a primeira negra a vencer o concurso.
Atualmente, comanda o programa de televisão Terceiro Setor, exibido em um dos canais da Net gaúcha, além de ser empresária na área de moda, ministrando cursos de modelo e manequim.

 Após vencer o Miss Brasil em maio de 1986, Deise se tornou a primeira afro-brasileira a conquistar tal posição no país, quebrando um tabu.Deise ganhou o concurso com 1,75m de altura, 86cm de busto, 90cm de quadril e 60cm de cintura. 

Foi a primeira Miss Brasil negra da história do concurso,tendo sido consequentemente a primeira negra brasileira  a disputar o Miss Universo do qual foi uma das semifinalistas, tendo se classificado em sexto lugar, além de ter sido a segunda colocada no quesito «traje típico».

"Apesar de o Brasil ser o país com a maior população negra fora da África, há exatos 30 anos não tinha uma Miss Brasil negra. A primeira e última foi Deise Nunes em 1986, curiosamente representando outro estado improvável, o Rio Grande do Sul.

Empresas do Sul não usam mulheres negras, jamais, em seus comerciais de TV e demais propagandas. Refugiados Africanos e Haitianos são constantemente agredidos verbal e fisicamente, chegando ao extremos de serem agredidos até a morte, como aconteceu no ano passado.

Nós negros, sempre soubemos da importância disso tudo, porém, com as redes sociais esses movimentos ganharam força e popularidade, apesar de ainda ser muito criticado pelos que acham que somos todos iguais e deveríamos agir como tal, ignorando totalmente que deixamos de estar em pé de igualdade quando fomos trazidos da África, açoitados por 400 anos, tivemos nossas raízes cortadas para sempre, nossa beleza ignorada, inteligência questionada e nossa cultura jogada na lama."(todosnegrosdomundo.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário