domingo, 20 de novembro de 2016

Geração Tombamento

Domingão com cara de outono/inverno, em plena primavera, ventinho fresco soprando lá fora, as aves cantando de forma estridente e eu recostada no sofá com uma xícara de chocolate quente lendo o Jornal A Gazeta.
 
















Uma matéria me chamou atenção pela expressão que até este momento desconhecia "geração tombamento". Depois fiz uma busca na net e encontrei sites falando desse assunto e aproveitando que hoje se comemora o Dia da Consciência Negra resolvi postar aqui.

 "A geração tombamento é um movimento estético urbano muito importante quanto ao fortalecimento e à autoestima de jovens negros urbanos no Brasil. A palavra tombamento se alinha ao termo empoderamento, e acredito que foi a partir dele o surgimento do significado de tombar: “fechar”, “lacrar”, “arrasar”, “divar”.
 

De acordo com a feminista negra Djamila Ribeiro no texto “O empoderamento necessário” para o portal Mulher Executiva, se empoderar parte de um conceito coletivo no sentido de proporcionar a si mesmo e aos outros mecanismos de enfrentamento para que juntos possam romper as estruturas racistas, sexistas, homofóbicas, ou seja, o combate de todas as formas de opressão para uma sociedade mais justa e igualitária no respeito às diferenças. Por conseguinte, se empoderar é identificar e compreender o que se é enquanto indivíduo e parte de um grupo desprovido de justiça social."(www.afronta.org/)  
Segundo a matéria do Jornal " o grupo começou a se chamar "geração tombamento" apenas em 2014, com surgimento de figuras importantes na mídia. No campo da moda, a geração tombamento fez com que profissionais abrissem os olhos para essa cultura e para esses consumidores que foram deixados de lado por muito tempo.
 

Através da autoafirmação, negros e negras começam a ver sua estética de outra maneira e se sentem autênticos e bonitos. Valorizar a estética negra não é só empoderamento pessoal, mas também resistência política coletiva."































Nenhum comentário:

Postar um comentário