segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

E Nevou Novamente no Deserto do Saara

No Hemisfério Norte é Inverno, 21 de dezembro a 20 de março, então, nevar é comum durante essa estação, mas quando cai neve no deserto do Saara aí é o maior "furo" de reportagem. E muitos aproveitam para dizer que é o Fim dos Tempos ou Apocalipse.

"Mas em uma surrealidade de eventos para marcar o fim de um ano bastante surreal, na última segunda-feira (19/12/2016), a pequena cidade desértica de Ain Sefra, na Argélia, amanheceu com suas dunas de areia vermelha inesperadamente brancas.

O fenômeno foi registrado pela câmera do fotógrafo amador Karim Bouchetata. “Todos ficaram atordoados ao ver a neve cobrindo o deserto“, disse ele.

A neve cobriu a paisagem por cerca de um dia antes de derreter completamente. Esta é apenas a segunda vez que a neve caiu sobre o Saara. A primeira vez foi em fevereiro de 1979, também na Argélia, quando a neve caiu por cerca de meia hora."(www.hypeness.com.br)

 E o fenômeno se repetiu  novamente em 23/1/2017
"Municípios localizados no norte da Argélia, há muitos anos, não registravam um inverno tão rigoroso como o de 2017.
Naturalmente, além de baixas temperaturas, muitas, vários graus negativos, o grande destaque de 2017 foi a neve, que caiu em grande quantidade em regiões onde o fenômeno é mais raro de ser registrado.
A neve, inclusive, voltou a cair em pleno Deserto do Saara pela segunda vez em 2017. A última vez que nevou em território subsaariano foi em 2012 e não há 37 anos conforme disseminado de forma errada pela imprensa mundial, como sendo algo apocalíptico.
A região de Constantine, capital da província homônima, acumulou nas últimas 168 horas, mais de 60 centímetros de neve nos pontos mais elevados. Foi a maior precipitação oficial desde meados de 1950, segundo autoridades locais.
Em municípios mais ao norte, próximas do Mar Mediterrâneo, a precipitação de neve foi tamanha que rodovias chegaram a ser bloqueadas."(deolhonotempo.com.br/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário