sábado, 28 de janeiro de 2017

Real Gabinete Português de Leitura do Rio de Janeiro

Eu adoro visitar o Rio de Janeiro e costumo dizer que quando me mudar de Cuiabá irei viver lá.! O Rio de Janeiro não é só praia, Cristo Redentor, Pão de Açúcar, copacabana e maracanã e nunca se pode dizer que conhece lá com apenas uma visita.

Eu já fui inúmeras vezes e sempre há algo mais para descobrir e se encantar. Recentemente eu assisti uma reportagem sobre o Real Gabinete Português de Leitura e fiquei de boca aberta, pois nunca tinha ouvido falar dele. Acredito que muita gente nunca tinha ouvido falar dele, eu comentei com as profªs de Língua Portuguesa do Liceu e nenhuma delas conhece e sequer sabiam que é o 3º mais bonito do mundo.

Como uma leitora voraz seria mágico adentrar este local repleto de livros e só de olhar a arquitetura já teria valido a pena passar algumas horas lá...


"Recentemente o Real Gabinete Português de Leitura do Rio de Janeiro, uma das bibliotecas mais antigas e a famosas da América Latina, foi reconhecida como uma das 50 "mais majestosas" do mundo pela página Architecture & Design, dedicada à arquitetura e ao design de interiores. 

A instituição foi fundada em 1837 por um grupo de 43 imigrantes portugueses refugiados políticos para promover a cultura na então capital do império.

Construído em estilo neomanuelino pelo arquiteto português Rafael da Silva e Castro, o atual edifício foi erguido entre 1880 e 1837 e se localiza na rua Luíz de Camões, no centro da capital fluminense.

Inspirada no Mosteiro dos Jerónimos de Lisboa, a fachada foi trabalhada em pedra de lioz em Lisboa, trazida de navio para o Rio, por pelo artesão Germano José Salle. As quatro estátuas que a adornam retratam Pedro Álvares Cabral, Luís de Camões, Infante D. Henrique e Vasco da Gama. 

Todavia, é seu interior que mais fascina. Uma claraboia ilumina as antigas prateleiras de madeira que abrigam o acervo de mais de 350 mil volumes.
 











Edifício e instituição importante para a história da literatura brasileira, o Real Gabinete recebeu as cinco primeiras sessões solenes da Academia Brasileira de Letras, na época sob a presidência de Machada do Assis.

Entre as 50 bibliotecas eleitas pela Architecture & Design, o Real Gabinete do Rio de Janeiro ficou em terceiro lugar. A seleção foi feita pelo arquiteto Khyber Alikhail, CEO de A&D."(www.archdaily.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário